Informações Gerais
Código
PR-7723.1
Título
III. Le monde moderne
Resumo
Na introdução, o autor faz um histórico da libertação da América Latina do colonialismo espanhol e português. A hegemonia européia, de econômica passa a ser cultural, apesar das tentativas de se fazer uma arte autônoma. A América Latina passa de um Neoclassicismo para um Academicismo. Menciona a missão francesa (1816), que traz a influência do Romantismo, depois do Realismo, observando que, até o começo do sec. XX, a América Latina segue o gosto francês. Somente, então, começam os artistas a buscar sua latinidade, paralela à escola de Paris. No Brasil, esta preocupação se mostra pela volta aos temas índios (cerâmica marajó) e negros (macumba); no México, Orozco, Rivera e outros propõem os temas dos índios, em clara desobediência ao gosto europeu. O mesmo se dá com o Uruguai e a Argentina. Resta, segundo o autor, uma grande tarefa à América Latina: não sucumbir a ser um anexo da cultura européia, visto ela (a América) ter sua própria arte, sua própria civilização.
Idioma
francêsIdioma
Função / Papel
Autoria
René HuyghePessoa
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Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
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Obras
Relações
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