Certificação

Desde 1979 o Projeto Portinari vem catalogando a obra de Candido Portinari em coleções públicas e privadas, além de obras que estão em circulação no mercado, nas galerias e/ou leilões de arte. Até o momento, foram catalogadas mais de 5.300 obras.

Cada obra identificada é submetida à análise da equipe de expertise do Projeto Portinari e, uma vez aprovada, recebe um número de catalogação e é registrada no banco de dados, com todas as informações a ela relacionadas.

Havendo interesse do colecionador, o Projeto Portinari emite em exemplar único e fornecido pela Casa da Moeda, um atestado de autenticidade.

Para o cadastro da obra, seguimos as seguintes etapas até a sua inclusão no cadastro do banco de dados do Projeto:

  1. Contato do colecionador por e-mail noelia@portinari.org.br para o envio de fotos e informações sobre a procedência e dados técnicos da obra;
  2. Caso a obra tenha evidências de autenticidade, será agendada data para seu exame presencial na sede do Projeto;
  3. Caso o trabalho não possua evidências de ser de autoria de Candido Portinari, isso será comunicado ao proprietário;
  4. Caso não existam evidências para se determinar a autenticidade ou a falsidade do trabalho, este será classificado como “caso para estudo”. Surgindo alguma nova documentação ou após exame físico-químico, se algum elemento vier esclarecer questões levantadas pela equipe de experts, a obra será examinada novamente por essa Comissão. O exame físico-químico será feito sob responsabilidade e custo do proprietário da obra e por profissional técnico indicado pelo Projeto Portinari;
  5. O certificado atestando a autenticidade da obra será emitido com a imagem da obra, constando a numeração de catalogação do Projeto Portinari, título, data, técnica, dimensões e alguma observação relevante. Não constará o nome do proprietário, e deverá seguir a obra em caso de mudança de coleção. Não será emitida segunda via do certificado;
  6. O certificado será emitido por solicitação do proprietário, mediante pagamento do valor informado previamente para o solicitante. A solicitação, caso a obra tenha sido colocada à venda, poderá ser encaminhada ao Projeto Portinari pelo marchand ou leiloeiro contratado pelo proprietário.

Conheça os Integrantes da Comissão de Autenticidade:

Christina Gabaglia Penna

Formada em História da Arte [Uerj], mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO). Responsável pela catalogação da obra de Oswaldo Goeldi e de Belmiro de Almeida. De1979 a 2005, trabalhou no Projeto Portinari, como responsável pela catalogação das 5.000 obras de Candido Portinari [1903-1962] e 30.000  documentos, e pela organização da publicação “Candido Portinari - Catálogo Raisonné, primeira no gênero na América Latina. Como curadora, idealizou e produziu diversas exposições, no Brasil e no exterior, além publicações sobre o artista. 
Desde 2006, é sócia da Hólos Consultoria e Assessoria Ltda., que desenvolve projetos nas áreas de conservação bens culturais (restauro do Theatro Municipal do Rio, Palácio Guanabara e Laranjeiras, painéis Guerra e Paz, Sítio Burle Marx, Museu Nacional de Belas Artes, murais de Di Cavalcanti do Teatro João Caetano; Estações Ferroviárias de Barra do Piraí e de Paulo de Frontin); exposições (Eliseu Visconti, Facchinetti, Amador Perez); catalogação de acervos (Eliseu Visconti, Arthur Bispo do Rosario, Roberto Burle Marx, Tunga); publicações (Nise da Silveira - caminhos de uma psiquiatra rebelde, Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, As Flores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Eliseu Visconti, Do asilo ao Museu – Nise da Silveira e as coleções da loucura, Cartas a Spinoza, Benedito) e programas educativos (Igreja da Sé; Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Tom Jobim – Música e Natureza); etc. Produziu por 10 anos a PULSAR – Cia de Dança. Desde 2012, é colaboradora do Museu de Imagens do Inconsciente, sendo hoje vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Desde 2017, colabora também com os Museus Arthur Bispo do Rosario e Museu Histórico da Cidade.

Humberto Farias

Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona Conservação da Arte Contemporânea. Mestre em História e Critica de Arte pela UFRJ e Dr. em Conservação e Restatauração pela Universidad Politécnica de Valéncia. Participou de Residência Acadêmica no Museo Centro de Arte Reina Sofia em 2014 e do programa acadêmico visitante do The Moving Image Archiving & Preservation Program na Universidade de Nova York em 2016. Foi pesquisador adjunto em varios projetos financiado pela Fundação Getty. De 2009 a 2014, foi membro do comitê cultural do IBEU, no qual foi curador de várias exposições individuais. É membro da ANPA. ABCA, ICOM e IIC.

Angela Ancora da Luz

Professora de História da Arte do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (aposentada) atuando também junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. Diretora da Escola de Belas Artes da UFRJ de 2002 a 2010. Mestrado em Filosofia, na área de Estética, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ; Doutorado em História, na área de História Cultural, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ. Sua área de pesquisa é História da Arte Moderna e Contemporânea. Século XX. Desenvolve pesquisa sobre Salões de arte e Bienais; pertence ao Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA; à Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA, à Associação Internacional de Críticos de Arte - AICA, ocupa a cadeira 12, benemérita de Benevenuto Berna, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro. IHGRJ e a cadeira 19 de Victor Brecheret na Academia Brasileira de Arte. Prêmio Sergio Milliet da ABCA, 2005; Prêmio Gonzaga Duque da ABCA, 2012; Prêmio Mário de Andrade da ABCA, 2018. Medalha Minerva de Mérito Acadêmico pela UFRJ, 2021. Autora de vários livros em sua área.

Noelia Coutinho 

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e pós-graduada em História da Arte e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição, e em Artes Visuais pela Universidade Estácio de Sá.

Colabora com o Projeto Portinari desde 1982 na área de Acervo. Coordena a equipe do Acervo, que compreende o registro e autenticação de obras do artista, a área bibliográfica e iconográfica. Participou de projetos como as publicações Candido Portinari - Catálogo Raisonné / Catalogue Raisonné e Candido Portinari: O Lavrador de Quadros; as exposições “Portinari: retrospectiva no MASP (1997)”, “Portinari na BM&F: o trabalho como tema no espaço Cultural da BMF”, São Paulo (2004), “Portinari em Israel”, no Centro de Cultura Judaica, SP (2010), das exposições itinerantes “Guerra e Paz” (2010-2015) e “Portinari Ilustrador”, na Embaixada de Brasília (2022). Atuou no acompanhamento técnico da restauração dos painéis de Candido Portinari do Banco Central do Brasil (2007-2008) e na coordenação para execução do mosaico “Jesus entre os Doutores”, de Portinari, para a Igreja Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio (2006-2009).

 
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APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
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