Informações Gerais
Código
PR-8182.1
Título
A prática muralista diluída
Resumo
Evidencia diferenças entre o muralismo mexicano ("ênfase combativamente social") e o modernismo brasileiro ("ênfase renovadoramente estética"), patentes na conceituação do "nacional" (o grifo é do autor): o muralismo eclodiu através de manifesto do Sindicato de Trabalhadores Técnicos, Pintores e Escultores e o modernismo por intermédio de uma festiva semana de mostras, conferências e audições (Semana de Arte Moderna), ambos em 1922. Faz referência ao Clube dos Artistas Modernos como estimulante na mudança de orientação de interesses - o social. Analisa o propósito muralista de Portinari e as dificuldades encontradas (no contexto e em si mesmo). Conclui não ter conseguido realizar plenamente o seu intento: "era, no fundo, uma personalidade de índole camerística e não sinfônica".
Área geográfica
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Descritores (citados/retratados)
Informações sobre Artigos de Periódico
Coluna
Artes Plásticas