PR-11302.1

A arte suspeita: Uma história em que todos se dizem vítimas

[14-04-1986]

Informações Gerais

Código
PR-11302.1
Título
A arte suspeita: Uma história em que todos se dizem vítimas
Resumo
Informa que foram apreendidos quadros que são garantidos como autênticos pelas expertises de alguns críticos, mas denunciados como falsos por marchands e outros críticos. O delegado responsável pelo caso irá enviá-los para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli. E o diretor do Instituto relata os métodos usados para estabelecer a autenticidade ou falsidade das telas. Transcreve declarações de Alcídio Mafra de Souza, diretor do Museu Nacional de Belas Artes.
Relata que o "marchand" Leo Grossman comprou Portinaris a preço baixo, mas não estranhou. A intermediária foi Irany Mariotti Pedrazzi, que jamais atuou no mercado de arte, nem sabe bem a procedência dos quadros. Há um advogado, Gáudio Jardim, que garante a autenticidade dos quadros mas, devido à repercussão do caso, destruiu um deles, atribuído a Di Cavalcanti. A polícia acha que pode estar descobrindo uma grande quadrilha de falsificadores. Informa que o quadro "Camponesa Grávida com Criança", atribuído a Portinari, aguarda perícia sobre sua autenticidade.
Por sua vez, José Roberto Teixeira Leite defende-se e exige respeito. E defende a seriedade dos peritos Carlos Levy e Cláudio Teixeira.
Idioma

Função / Papel

Organizador
Jornal do Brasil PPE jornalPeriódico
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação

Descritores (citados/retratados)

Pessoa13
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