PR-11382.1

Fome de pão e de beleza d'aprés Portinari

[21-01-2003]

Informações Gerais

Código
PR-11382.1
Título
Fome de pão e de beleza d'aprés Portinari
Resumo
Tece considerações sobre o papel fundamental de Portinari na história da arte brasileira. Observa que, quando o pintor fez sua mostra individual em Nova York - Portinari of Brazil -, na esteira da política de boa-vizinhança, acabou pagando caro por ligar-se ao Estado Novo. Foi considerado um artista menor, tratado com indiferença e acusado de "acadêmico disfarçado de moderno" e de "pintor oficial". Ressalta que, quanto à modernidade, Portinari não foi "nem um pioneiro nem um radical... não inventa uma linguagem... adapta, com um tempero pessoal". Informa que o artista sofreu visíveis influências, em especial de Picasso, "mas influências não faltam no nosso modernismo: Leger sobre Tarsila..." E destaca que "a acusação de ter servido à ditadura de Getúlio é flagrantemente injusta", Portinari é que teria se servido dela, utilizando os recursos oficiais para veicular o seu pensamento, e não o pensamento oficial.
Idioma

Função / Papel

Organizador
O Pasquim PPE jornalPeriódico
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação

Descritores (citados/retratados)

Evento
Obras
 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura