Informações Gerais
Código
PR-11382.1
Título
Fome de pão e de beleza d'aprés Portinari
Resumo
Tece considerações sobre o papel fundamental de Portinari na história da arte brasileira. Observa que, quando o pintor fez sua mostra individual em Nova York - Portinari of Brazil -, na esteira da política de boa-vizinhança, acabou pagando caro por ligar-se ao Estado Novo. Foi considerado um artista menor, tratado com indiferença e acusado de "acadêmico disfarçado de moderno" e de "pintor oficial". Ressalta que, quanto à modernidade, Portinari não foi "nem um pioneiro nem um radical... não inventa uma linguagem... adapta, com um tempero pessoal". Informa que o artista sofreu visíveis influências, em especial de Picasso, "mas influências não faltam no nosso modernismo: Leger sobre Tarsila..." E destaca que "a acusação de ter servido à ditadura de Getúlio é flagrantemente injusta", Portinari é que teria se servido dela, utilizando os recursos oficiais para veicular o seu pensamento, e não o pensamento oficial.
Área geográfica
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Descritores (citados/retratados)
Evento
Obras