Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Garimpo
Descrição
Composição nos tons cinzas, ocres, terras, azuis, violeta, verdes e branco. Textura lisa com pinceladas aparentes. A cor foi usada para servir de roteiro na execução do mural, definindo, apenas, grandes áreas coloridas. As figuras estão apenas delineadas não havendo traços fisionômicos definidos. A composição representa várias figuras garimpando, dentro do rio. No primeiro plano, à esquerda, pá na vertical, enfiada no chão até a metade da lâmina; à direita, homem de perfil para a esquerda, com tronco inclinado para a frente; usa chapéu e segura com as mãos, bateia na horizontal, pernas dentro d'água, estando a esquerda, mais à frente que a direita. No segundo plano, à esquerda, homem de frente com chapéu, cabeça para baixo, segurando bateia com a mão esquerda; a mão direita está entreaberta, como se tivesse alguma coisa em sua palma. No terceiro plano, à direita, homem de perfil para a esquerda, de chapéu e segurando bateia com as mãos. Ao fundo, no centro, homem de frente, dentro do rio, com água até a cintura, áreas geométricas regulares. Abaixo do projeto de cor, que está colado em cartão, vê-se à esquerda, uma escala de cores numeradas.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado
9
Documento relacionado
7
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para a pintura mural “Garimpo” [FCO 1751]
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
225
Número DN
689
Coleção
Coleção
Coleções anteriores
Dimensões
Altura (cm)
70
Largura (cm)
50
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores
Inscrição Família
Montagem feita pelo artista sobre cartão. Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores localizada na metade inferior à esquerda. No verso do cartão, autenticação e no verso da moldura, inscrição “DN 689”, ambas de Maria Portinari.