Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Algodão
Descrição
Composição nos tons verdes, azuis, ocres, terras, preto, branco e cinzas. Textura lisa com pinceladas aparentes. A cor foi utilizada para servir de roteiro na execução do mural, definindo, apenas, grandes áreas coloridas. As figuras estão apenas delineadas não havendo nenhum traço fisionômico definido. A composição representa cena de colheita do algodão. No primeiro plano, à esquerda, cinco sacos empilhados e um pouco mais para o centro, mulher de frente com chapéu, cabeça inclinada para baixo, mãos segurando planta que está à sua frente; à direita, menina de frente, com chapéu na cabeça. No segundo plano, à direita, por trás da menina, homem de perfil para a esquerda, tronco inclinado para a frente, segurando o que poderia ser um saco que está apoiado no chão. No terceiro plano, à esquerda, homem de perfil para a direita, tronco inclinado para a frente, segurando, também, o que poderia ser um saco. No centro, sugestão de homem de frente com cabeça inclinada para baixo. Ao fundo, à direita, sugestão de figura humana e áreas geométricas regulares. Abaixo do projeto de cor, que está colado em cartão, vê-se à esquerda, escala de cores numeradas, e à direita, duas fotografias, uma de um estudo de cabeça de criança índia e outra do conjunto de pinturas murais do Gado, Garimpo, Erva-Mate e Algodão - Ciclos Econômicos.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado9
Documento relacionado9
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para a pintura mural “Algodão” [FCO 1753]
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
228
Número DN
690
Coleção
Coleção
Coleções anteriores
Dimensões
Altura (cm)
70
Largura (cm)
50
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores
Inscrição Família
Montagem feita pelo artista sobre cartão. Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores localizada na metade inferior à esquerda. Na metade à direita, duas fotografias: uma de estudo de detalhe e outra de parte do conjunto dos afrescos. No verso do cartão, autenticação e no verso da moldura, inscrição “DN 690”, ambas de Maria Portinari.