Originada a partir de
Informações Gerais
Título
Retrato de Olegário Mariano
Descrição
Composição nos tons preto, ocres, rosas, amarelos, cinzas, terras e lilás. Textura lisa. Retrato de Olegário Mariano, em pé, ocupando a quase totalidade da área da composição, contra fundo ocre. O retrato está cortado na altura do meio das pernas. O retratado tem o corpo 3/4 voltado para a esquerda e cabeça quase de frente; rosto oval, cabelos escuros penteados para trás com parte caída sobre o lado esquerdo da testa que é larga, sobrancelhas retas, olhos amendoados voltados para frente, nariz afilado, lábios finos e fechados, queixo longo, reto com cova no centro. Usa fardão da Academia Brasileira de Letras, escuro, com gola em pé, no peito sugestão de folhas de acanto. Braço direito dobrado segurando chapéu com penacho branco contra o corpo, braço esquerdo ligeiramente flexionado com mão no bolso da calça, vendo-se próximo espada presa a cintura. No canto superior direito, um escudo com armas. Fundo em tons ocres, claro à esquerda, escurecendo para a direita.
Local de Produção
Prêmio
"Esta obra obteve o Prêmio de Viagem ao estrangeiro de 1928, concedido pelo Conselho Superior de Belas Artes da Escola Nacional de Belas Artes / ENBA, o que possibilitou ao artista passar cerca de dois anos estudando em Paris."
Autoria
Candido PortinariPessoa
Observações gerais
Neste retrato, o poeta Olegário Mariano está vestindo o fardão da Academia Brasileira de Letras.
Descritores
Pessoa retratada
Olegário MarianoPessoa
Relações
Evento relacionado8
Documento relacionado231
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
Museu Nacional de Belas Artes incorporada ao acervo do Museu por ter sido a obra que laureou o artista com o Prêmio de Viagem ao estrangeiroColeção
Dimensões
Altura (cm)
120
Largura (cm)
65.3
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto superior esquerdo "C.PORTINARI RIO 928"