FCO-1706

A Primeira Missa no BrasilExecutada para

1948

código

FCO-1706

Número CR

2661

dimensões

266 x 598 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

têmpera

Suporte

tela
Originada a partir de13

Informações Gerais

Título
A Primeira Missa no Brasil
Descrição
Composição nos tons terras, ocres, amarelos, verdes, azuis, cinzas, preto, violeta e branco. Textura lisa. Composição representando a primeira missa realizada no Brasil. No centro da composição, em segundo plano, altar na diagonal com missal e flores, vendo-se Frei Henrique de Coimbra celebrando missa com os braços para o alto, segurando o cálice, no ato da consagração do vinho. Ele está à direita do altar, 3/4 voltado para a esquerda. Usa batina escura, sobre esta uma alva e uma casula com grande cruz às costas; sobre o braço esquerdo vê-se uma estola e à volta do pescoço o capuz característico dos frades franciscanos. Atrás do frei vê-se um sacristão ajoelhado, também 3/4 voltado para a esquerda, com a cabeça inclinada para baixo, as mãos postas segurando na barra da casula de Frei Henrique. À esquerda do altar, em primeiro plano, vê-se da esquerda para a direita: um soldado, em pé, 3/4 voltado para a direita e olhando na direção do altar. Usa uniforme sugerindo ter armadura no peito e capacete em metal; tem os braços ao longo do corpo e as pernas afastadas em posição de descanso. Um pouco mais para a direita e para o fundo, três homens, lado a lado, ajoelhados, de perfil para a direita, sendo que o do centro tem a cabeça voltada para frente. Sugerem ser, talvez, soldados sendo que sobre a roupa usam manto com capuz. Mais para direita, grupo de oito frades franciscanos ajoelhados, de costas ligeiramente voltados para a direita, formando duas filas. Todos usam batina escura com capuz sobre as costas e corda na cintura, todos são carecas e têm a cabeça inclinada para baixo e sugerem estar com as mãos postas. À direita do centro, ainda no primeiro plano, vê-se no chão, uma arca aberta com espécie de pano caído sobre ela; mais para a direita, grupo de sete figuras, todas ajoelhadas e de perfil para a esquerda, formando duas filas. Dos quatro que estão na frente, um é Pedro Álvares Cabral e o outro Pero Vaz de Caminha, os dois têm barba e usam boina. Eles estão com a cabeça inclinada para baixo e têm as mãos postas. As duas outras figuras são de sexo indefinido. Na fila de trás, vê-se uma mulher chorando com as mãos no rosto e segurando um lenço e dois homens com os rostos voltados na sua direção sendo que um deles olha fixamente para ela. No segundo plano, à direita, por trás do altar, grupo de oito velhos, carecas e de barba, com as mãos postas com expressão de súplica, voltados na direção do frei que está celebrando a missa. Um pouco mais atrás, quatro soldados em pé, sendo que um deles segura uma longa lança na vertical. No terceiro plano, à esquerda, grupo de soldados ajoelhados, de perfil para a direita, com as cabeças inclinadas para baixo; à direita, grupo de soldados, também ajoelhados, de perfil para a esquerda; todos seguram longas lanças na vertical, usam uniformes e capacetes; um pouco mais para a direita e para o fundo, mais um grupo de soldados, estes, de frente e com as mãos postas. Fundo com paisagem de mar e morros, vendo-se partes de céu. Quatro retângulos na vertical, três à esquerda e um à direita, atravessam a altura do suporte sugerindo troncos de árvores que poderiam simbolizar o pau-brasil. Áreas geométricas claras e escuras sugerem planos superpostos e jogos de luz, sobretudo no chão e sobre a lateral esquerda do altar. Atrás do altar vê-se longa estaca azul com bandeira clara com cruz ao centro. Luz incidindo no centro da área da composição, destacando o altar e também sobre a figura da mulher do primeiro plano, à direita.
Local de Produção
Observações Históricas
Obra tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro em 1992, pela resolução SEC nº 0599.

Descritores

Relações

Evento relacionado11
Documento relacionado477

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra encomendada por Thomaz Saavedra, então presidente do Banco Boavista, para decorar a sede do banco no Rio de Janeiro, RJ, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
têmperaTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Coleção

Coleção
Coleções anteriores
Banco Boavista adquirida do artista sob encomenda, em 1948Coleção

Dimensões

Altura (cm)
266
Largura (cm)
598

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na margem inferior à esquerda "PORTINARI MONTEVIDEO 1948"

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