Informações Gerais
Título
Favela ao Amanhecer
Descrição
Composição nos tons rosas, verdes, azuis, amarelo, violetas, lilases, cinzas, branco, terra e preto. Textura lisa com algumas pinceladas marcadas. Morro geometrizado, dando idéia de favela, representado em tons claros, cortado pelas margens laterais do suporte e outro morro à esquerda, imediatamente atrás, do qual só se vê o topo em tons de azul. Em primeiro plano, à esquerda, área quadrangular violeta representando barraco, tendo à janela uma mulher de seios volumosos, com os braços levantados e as mãos na cabeça. À esquerda do centro e mais atrás, três músicos: um sentado, 3/4 voltado para a direita, tocando violão; outro em pé, de frente, tocando clarinete e o terceiro, também em pé, de perfil para a direita, tocando corneta. Todos vestem terno. À direita, mais duas casas representadas, como se fossem cubos vistos de lado, tendo à janela de cada uma delas uma figura feminina com as mesmas características da primeira. Nem as mulheres nem os músicos têm traços fisionômicos definidos. Em segundo plano, à esquerda, representação de casas sobrepostas, geometrizadas, em proporção maior que as outras casas do morro, diminuindo de tamanho à medida que vão atingindo o topo. Em terceiro plano, à esquerda, outro morro do qual só se vê o cume, representado em tons de azul, com geometrismo menos nítido.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado3
Documento relacionado15
Técnica e Suporte
Dimensões
Altura (cm)
130
Largura (cm)
97
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Exposição
No chassi, etiquetas “81”, “nº 51 – Favela Exposição no Pavilhão de Arte Contemporânea de Milão – Itália 21 de março a 21 de abril de 1963 Col. João Candido Portinari” e “Rio – Fink – nº 3327 – 109”.
Inscrição Outras
No verso, inscrições “‘FAVELA’ PINTADO POR CANDIDO PORTINARI EM 1961", “769 Galeria Milão” e “FAVELA Original de CANDIDO PORTINARI”. No verso da moldura, inscrição “nº 84 397 PORT PV 3, 5 MA [ilegível] 456 OF”.