Deu origem a
Informações Gerais
Título
Civilização Mineira
Descrição
Composição nos tons cinzas, ocres, branco, azuis, terras, verdes, laranja e preto. Textura lisa. Representação de uma cidade com construções antigas e modernas separadas por um grupo de inconfidentes. Toda a composição é geometrizada em blocos de pequenos retângulos que formam planos em perspectiva. À esquerda, no primeiro terço do suporte, construções horizontais de várias janelas, diversas torres de igrejas espalhadas e montanhas ao fundo. Ao centro, no segundo terço do suporte, grupo de oito homens representando os inconfidentes, estando os quatro de trás apenas indicados pela massa circular das cabeças e os quatro da frente olhando para a direita, na direção para onde aponta um deles. À direita do grupo, bloco de arranha-céus, em plano mais frontal que o restante da composição e três conjuntos de fios de eletricidade passando pelos prédios, com pequenos pássaros pretos pousados neles. À direita, no último terço do suporte, conjunto de prédios em perspectiva para o fundo com sugestão de antenas de televisão saindo do telhado de alguns.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado3
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Civilização Mineira” [FCO 2472]
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
335
Dimensões
Altura (cm)
24.5
Largura (cm)
82
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Família
No passepartout, inscrição de Maria Portinari “MAQUETA [sic] PARA O PAINEL ‘INCONFIDENCIA MINEIRA’ DE AUTORIA DE CANDIDO PORTINARI, em 1960 – AUTENTICADO POR Maria Victoria Portinari, EM 1973".
Inscrição Outras
No verso, etiqueta “Tableau de artes plásticas ltda R. Peixoto Gomide 1881 S.P. 808144 COMPRA CONSIGNAÇÃO 161/2”; inscrições “nº 4” e “741”.