FCO-2533

A Última CeiaExecutada para

1949

código

FCO-2533

Número CR

2803

dimensões

212 x 370 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

têmpera

Suporte

tela
Originada a partir de6

Informações Gerais

Título
A Última Ceia
Descrição
Composição nos tons ocres, terras, azuis, cinzas, verdes, rosa e preto. Textura lisa. Composição representando a última ceia de Jesus, contra fundo de paisagem de morros, mar e céu. Grande mesa retangular coberta por toalha clara que atravessa quase toda a largura do suporte, vendo-se sobre ela cinco pães, dois copos e uma jarra, todos representados em tom de terra roxa. À frente da mesa, à esquerda do centro, mulher de perfil para a direita, em pé, com o tronco inclinado para a frente, cabeça voltada para trás e cabelos castanhos, compridos, lisos e caídos. Usa longo vestido em tom terra de mangas compridas e saia ampla. Seus pés e mãos estão representados por massas em tons escuros de cinzas azulados. Ela sugere estar suspendendo com as mãos um cântaro provavelmente de barro, que está à sua frente. À sua esquerda, vê-se um cubo como se fosse um banco quadrado e, à sua frente, um outro cubo maior sobre o qual encontra-se um cântaro pequeno de gargalo estreito. Ainda no mesmo plano, mais à direita, Judas sentado quase de perfil para a esquerda; tem pele representada em tom de verde, cabeça inclinada para trás, com rosto em área de sombras vendo-se traços fisionômicos definidos e barba. Usa túnica marrom escuro, tem o braço direito dobrado apoiado sobre a mesa com mão caída com dedos esticados e esquerdo sobre o colo segurando na mão - que está definida por massa em tom de cinza esverdeado - o que seria uma pequena bolsa; está com as pernas paralelas, afastadas e os pés descalços definidos por massas em tons de cinza azulado. Por trás da mesa vê-se à esquerda, grupo de cinco apóstolos, sendo que um está na cabeceira, todos bem grupados olhando na direção de um deles que parece estar falando e que está com os braços dobrados e cotovelos apoiados sobre a mesa. Todos têm traços fisionômicos sugeridos por claro-escuro e usam roupas escuras. No centro da mesa, Jesus, de frente, com a cabeça ligeiramente voltada para a esquerda, tem rosto alongado, cabelos lisos divididos ao meio, caídos na altura dos ombros, testa larga, olhos sugeridos voltados para a esquerda, nariz longo, lábios fechados, barba e bigodes. Seu braço esquerdo está dobrado, apoiado sobre a mesa e direito também dobrado mais para cima com mão entreaberta. À sua esquerda, São João com a cabeça inclinada em sua direção. Ele está 3/4 voltado para a esquerda; tem cabelos lisos, testa larga, olhos voltados para baixo, nariz longo, lábios entreabertos; vê-se ainda seu braço esquerdo dobrado com mão segurando o ombro de Jesus. À direita da composição, grupo de mais cinco apóstolos, todos com traços fisionômicos indicados e barba, alguns louros e outros mais morenos. O que está mais à esquerda, está reclinado sobre a mesa olhando na direção de Jesus e segura com a mão esquerda um copo. Dois outros, com mãos nas barbas, olham na direção de um quarto apóstolo que está um pouco atrás. O quinto também mais para trás, está quase de perfil para a esquerda e olha para baixo. Todas as figuras têm rosto e mãos angulosos com sombras que se projetam sobre suas faces em tons claros de azul acinzentado. Ao fundo, três grandes morros em tons terras por entre os quais vê-se parte de mar azul. Linha do horizonte marca, à esquerda, o início do céu e à direita, ainda alguns morros.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado4
Documento relacionado162

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar uma das paredes da sala de jantar da residência de José Pacheco de Medeiros Filho em Cataguases, MG, projeto do arquiteto Francisco Bolonha

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
têmperaTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Autenticidade

Autenticidade
458

Dimensões

Altura (cm)
212
Largura (cm)
370
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto inferior direito "PORTINARI 1949 RIO"

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura