Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Samba
Descrição
Composição nos tons ocres, terras, azuis, violetas, amarelos, laranjas e preto. Textura lisa, pinceladas marcadas. Projeto de cor, representando cena com homem tocando violão, três mulheres e uma criança, contra fundo composto por áreas geometrizadas em tons claros. No centro da composição, homem sentado, de frente, tocando violão. A figura segura o braço do violão com a mão esquerda e toca as cordas com a mão direita. Usa roupa em tons azuis está sentado em banquinho redondo e tem as pernas afastadas. As três mulheres estão de pé, de frente, têm a tez escura e os traços fisionômicos ligeiramente sugeridos. A da esquerda está com os braços erguidos e parece tocar uma maraca que segura com a mão esquerda. Usa vestido composto por áreas geometrizadas em tons azuis, assim como os sapatos. A do centro parece batucar com as mãos, usa vestido em tons cinzas-rosados e sapatos azuis. A da direita tem os cabelos presos em tranças e parece estar tocando um pandeiro azul, acima da cabeça do tocador de violão. À direita do músico, sugestão de menina ajoelhada, de perfil para a esquerda, com os braços erguidos segurando o braço do homem. Usa blusa alaranjada e saia comprida, sugerida por uma massa disforme em tons azuis. O chão está definido em tons ocres; o fundo, por áreas geometrizadas também ocres, sendo que as áreas claras sugerem uma janela pela qual se pode ver o sol. O fundo, atrás das cabeças das duas figuras femininas central e da esquerda, é formado por mancha quadrangular azul.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado5
Documento relacionado6
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Samba” [FCO 2556]
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
Banco SafraColeção
Dimensões
Altura (cm)
35
Largura (cm)
30
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Família
No verso, inscrição de Maria Portinari “Estudo para um painel no edifício do ‘O Cruzeiro’ pintado a oleo por meu marido Candido Portinari, Rio de Janeiro – Brasil 25/4/72 Maria Victoria Portinari”; firma reconhecida.