Originada a partir de9
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Jangadas do Nordeste
Descrição
Composição nos tons terras, verdes, cinzas, ocres, azuis, preto, branco e vermelho. Textura lisa e pinceladas aparentes. Composição representando jangada com três figuras, ocupando a quase totalidade da área do suporte e duas menores nos cantos superiores da composição vendo-se em cada uma delas uma mulher. No primeiro plano, atravessando toda largura da área do suporte, jangada formada por sete troncos ligeiramente na diagonal da esquerda para a direita, da frente para o fundo. Sobre seu convés vê-se, à esquerda do centro, jangadeiro em pé de perfil para a direita. Tem pele escura, cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda, vendo-se apenas parte da orelha direita e cabelos lisos batidos pelo vento. Usa camisa sem mangas e calças compridas brancas em tecido leve sugerido por linhas em ziguezague irregulares. Seu braço esquerdo não está visível e o direito está esticado para frente segurando na mão uma cuia retangular sugerindo um tronco escavado. Suas pernas estão afastadas sendo que a direita está mais adiantada que a esquerda e tem os pés descalços. À frente deste jangadeiro, vê-se vela triangular ligeiramente enfunada, com "X" ao centro, sugerindo remendo. Um pouco mais ao fundo, outro jangadeiro, de frente, também de pele escura. Tem a cabeça ligeiramente voltada para a esquerda, rosto com traços fisionômicos definidos sugerindo estar olhando para o outro jangadeiro. Usa chapéu de aba larga, roupa em tom cinza escuro cujas calças estão possivelmente arregaçadas. Seus braços não estão visíveis, suas pernas estão afastadas, seu pé direito descalço e esquerdo escondido pela vela da jangada que está à sua frente. Por trás dessa figura vê-se parte de outra vela também triangular. Na frente do primeiro jangadeiro, mulher de pele escura, em pé com o tronco inclinado para frente, de perfil para a esquerda. Seu rosto está quase todo encoberto por seus cabelos que estão caídos. Usa vestidos sem mangas e está descalça. Seus braços estão esticados para baixo e segura com as mãos a ponta de uma rede que está puxando para fora do mar. À direita da composição, ainda sobre o convés da jangada, um cesto de palha e um banco retangular em madeira. No canto superior esquerdo da composição, jangada pequena sem vela ligeiramente na diagonal, sobre a qual está deitada uma mulher em decúbito vertical. Sua pele é escura, tem a cabeça ligeiramente caída para a esquerda e traços fisionômicos grosseiramente esboçados. Usa vestido azul sem mangas; seus braços estão ao longo do corpo e suas pernas estão esticadas ligeiramente afastadas e seus pés estão descalços. No canto superior direito, outra jangada também pequena com vela triangular hasteada, e mulher clara, em pé, de frente. Ela está com a cabeça ligeiramente voltada para a esquerda e tem traços fisionômicos esboçados. Usa vestido cinza sem mangas, tem os braços ao longo do corpo e pés descalços. As três jangadas estão navegando em mar em tons fortes de azuis e verdes. O vento parece revolto e incidir sobre as pessoas vindo de diversas direções. Vêem-se alguns contrastes de luz e sombras sobre as duas mulheres das jangadas menores.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado7
Documento relacionado88
Função
Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, projeto dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer encomendada por Armando Vidal, comissário geral da representação do Brasil na feira.
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
Dimensões
Altura (cm)
310
Largura (cm)
347
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada no canto inferior direito "C.PORTINARI". Sem data