Originada a partir de3
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Santa Luzia e São Pedro
Descrição
Composição nos tons terras, ocres, azuis, verdes, rosas, amarelos, vermelhos, cinzas, violeta, laranjas, branco, preto, lilás e dourado. Textura lisa e áspera resultante ao próprio suporte. Retábulo ocupando toda a parede ao fundo da capela. No centro da composição, janela redonda e um sacrário, ladeados por Santa Luzia e São Pedro representados de corpo inteiro. O fundo da composição está decorado por pequenas estrelas, coroas de espinhos, cordas e várias inscrições. Um pouco abaixo da metade da altura da composição, ao centro, laje de concreto em balanço servindo de altar e nos ângulos laterais, duas saliências, em alvenaria, sugerindo bancadas altas decoradas com vasos de flores. Da esquerda para a direita, vê-se: ao longo da margem lateral esquerda, quadrado vermelho com três setas e a inscrição "INRI"; corda ligeiramente sinuosa com nó na extremidade superior inserida em retângulo rosa e vermelho. Mais para a direita, início da área em tom terra salpicada por pequenas estrelas amarelas interrompida na parte de baixo por retângulo em ocre e laranja onde se lê a inscrição "SALVE". Vê-se abaixo, área quadriculada em terra e ocre vermelho em cujos quadrados escuros estão inseridos coroas de espinho. À esquerda do centro da composição, retângulo azul escuro arrematado por arco na parte superior e delimitado por linha em tom rosa no interior do qual se encontra Santa Luzia, em pé, de frente com a cabeça 3/4 voltada para a esquerda. Tem pele muito clara, cabelos pretos, ondulados longos caídos à frente dos ombros; testa larga, olhos grandes, amendoados voltados para a esquerda, nariz delicado e lábios bem delineados. Usa túnica lilás estampada com pequenas estrelas, cinto azul e faixa vermelha caída à direita. Sobre o vestido vê-se manto branco com face interna amarela. Tem o braço esquerdo ao longo do corpo em cuja mão segura um ramo de palma, e o direito dobrado com mão quase na altura do ombro esquerdo sustentando pequena bandeja onde estão pousados dois olhos. Pernas ligeiramente afastadas e pés descalços. No centro da composição, próximo à margem superior lê-se a inscrição "CHRISTO" Logo abaixo, área quadrada em tom verde onde está inserida uma janela redonda, fechada por vidro canelado; um pouco acima da laje em balanço que serve de altar, sacrário em madeira pintado de azul e dourado com porta central, acima do qual se vê pequeno quadrado em tom azul, tendo no seu interior a representação de uma cruz. À direita do centro da composição, retângulo azul escuro arrematado por arco na parte superior e delimitado por linha em tom de rosa, no interior do qual se encontra São Pedro, em pé de frente com a cabeça 3/4 voltada para a esquerda. Ele tem cabelos grisalhos, testa larga e vincada, olhos fundos voltados para a esquerda, nariz adunco e lábios fechados percebidos através do bigode e barba grisalhos. Usa túnica branca com faixa vermelha na cintura vendo-se à esquerda pedaço de corda que cuja extremidade pendem duas chaves. Tem os braços dobrados com mãos postas na altura do peito, pernas afastadas e pés descalços. Mais para a direita continuação da área em tom terra salpicada de pequenas estrelas amarelas que está interrompida na parte debaixo por retângulo em ocre e laranja onde se lê a inscrição "+NOS+" tendo abaixo área quadriculada em terra e ocre vermelho, em cujos quadrados escuros estão inseridas coroas de espinhos. Na margem lateral direita, quadrado vermelho no qual está representado um coração com a inscrição "J C M S" e corda ligeiramente sinuosa com nó na extremidade superior, inserida em retângulo rosa e vermelho. As saliências laterais estão decoradas em suas faces frontais com vasos de flores. Os dois vasos têm forma ovalada de onde saem ramos de margaridas, rosas e cravos. Eles sugerem estar pousados sobre área em tom terra escuro que serve de arremate - um rodapé largo - a toda a margem inferior da composição. Abaixo da laje do altar e dos pés dos santos, retângulo em tom de rosa sugerindo ter sido pintado posteriormente, sobre área escura salpicada de margaridas que a contorna.
Autoria
Candido PortinariPessoa
Observações gerais
Serviram de modelo para esta obra Ida Portinari e Baptista Portinari, respectivamente irmã e pai do artista.
Descritores
Temas
Pessoa retratada
Baptista PortinariPessoa
Ida PortinariPessoa
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado93
Função
Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para servir de retábulo à Capelinha da “Nonna”, Brodowski, SP. O imóvel foi desapropriado, juntamente com a obra, pelo Governo do Estado de São Paulo em julho de 1969 e transformado em Museu, em 1970
Técnica e Suporte
Técnica
têmperaTipo de Técnica
Suporte
técnica e suporte combinadosTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Obra com forma irregular na metade superior, centro, onde há uma janela redonda, medindo 51,5 cm de diâmetro; e nas laterais, onde há duas saliências medindo à esquerda, 121,5 x 39,5 x 44 cm e à direita, 122 x 39,5 x 41 cm. O sacrário de madeira que está aposto ao retábulo mede 43 x 32 x 12 cm, e uma prateleira de concreto em balanço que serve de altar está a 121,5 cm de altura do chão e mede 46 x 95 x 6 cm.
Autenticidade
Tombamento
Obra tombada sob o nº 00046 e o nº 00047.
Coleção
Coleção
Dimensões
Altura (cm)
274
Largura (cm)
240
Observações sobre dimensões
formato: irregular
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Inscrições, no canto superior esquerdo, “INRI” e, no canto superior direito, “J C M S”; no centro da margem superior, “CHRISTO”; na metade superior à esquerda, “SALVE” e, na metade superior à direita, “+ NOS +”