FCO-2757

Santa Luzia e São PedroExecutada para

1941

código

FCO-2757

Número CR

1341

dimensões

274 x 240 cm

Técnica

têmpera

Suporte

técnica e suporte combinados
Originada a partir de3
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
Santa Luzia e São Pedro
Descrição
Composição nos tons terras, ocres, azuis, verdes, rosas, amarelos, vermelhos, cinzas, violeta, laranjas, branco, preto, lilás e dourado. Textura lisa e áspera resultante ao próprio suporte. Retábulo ocupando toda a parede ao fundo da capela. No centro da composição, janela redonda e um sacrário, ladeados por Santa Luzia e São Pedro representados de corpo inteiro. O fundo da composição está decorado por pequenas estrelas, coroas de espinhos, cordas e várias inscrições. Um pouco abaixo da metade da altura da composição, ao centro, laje de concreto em balanço servindo de altar e nos ângulos laterais, duas saliências, em alvenaria, sugerindo bancadas altas decoradas com vasos de flores. Da esquerda para a direita, vê-se: ao longo da margem lateral esquerda, quadrado vermelho com três setas e a inscrição "INRI"; corda ligeiramente sinuosa com nó na extremidade superior inserida em retângulo rosa e vermelho. Mais para a direita, início da área em tom terra salpicada por pequenas estrelas amarelas interrompida na parte de baixo por retângulo em ocre e laranja onde se lê a inscrição "SALVE". Vê-se abaixo, área quadriculada em terra e ocre vermelho em cujos quadrados escuros estão inseridos coroas de espinho. À esquerda do centro da composição, retângulo azul escuro arrematado por arco na parte superior e delimitado por linha em tom rosa no interior do qual se encontra Santa Luzia, em pé, de frente com a cabeça 3/4 voltada para a esquerda. Tem pele muito clara, cabelos pretos, ondulados longos caídos à frente dos ombros; testa larga, olhos grandes, amendoados voltados para a esquerda, nariz delicado e lábios bem delineados. Usa túnica lilás estampada com pequenas estrelas, cinto azul e faixa vermelha caída à direita. Sobre o vestido vê-se manto branco com face interna amarela. Tem o braço esquerdo ao longo do corpo em cuja mão segura um ramo de palma, e o direito dobrado com mão quase na altura do ombro esquerdo sustentando pequena bandeja onde estão pousados dois olhos. Pernas ligeiramente afastadas e pés descalços. No centro da composição, próximo à margem superior lê-se a inscrição "CHRISTO" Logo abaixo, área quadrada em tom verde onde está inserida uma janela redonda, fechada por vidro canelado; um pouco acima da laje em balanço que serve de altar, sacrário em madeira pintado de azul e dourado com porta central, acima do qual se vê pequeno quadrado em tom azul, tendo no seu interior a representação de uma cruz. À direita do centro da composição, retângulo azul escuro arrematado por arco na parte superior e delimitado por linha em tom de rosa, no interior do qual se encontra São Pedro, em pé de frente com a cabeça 3/4 voltada para a esquerda. Ele tem cabelos grisalhos, testa larga e vincada, olhos fundos voltados para a esquerda, nariz adunco e lábios fechados percebidos através do bigode e barba grisalhos. Usa túnica branca com faixa vermelha na cintura vendo-se à esquerda pedaço de corda que cuja extremidade pendem duas chaves. Tem os braços dobrados com mãos postas na altura do peito, pernas afastadas e pés descalços. Mais para a direita continuação da área em tom terra salpicada de pequenas estrelas amarelas que está interrompida na parte debaixo por retângulo em ocre e laranja onde se lê a inscrição "+NOS+" tendo abaixo área quadriculada em terra e ocre vermelho, em cujos quadrados escuros estão inseridas coroas de espinhos. Na margem lateral direita, quadrado vermelho no qual está representado um coração com a inscrição "J C M S" e corda ligeiramente sinuosa com nó na extremidade superior, inserida em retângulo rosa e vermelho. As saliências laterais estão decoradas em suas faces frontais com vasos de flores. Os dois vasos têm forma ovalada de onde saem ramos de margaridas, rosas e cravos. Eles sugerem estar pousados sobre área em tom terra escuro que serve de arremate - um rodapé largo - a toda a margem inferior da composição. Abaixo da laje do altar e dos pés dos santos, retângulo em tom de rosa sugerindo ter sido pintado posteriormente, sobre área escura salpicada de margaridas que a contorna.
Local de Produção
Observações gerais
Serviram de modelo para esta obra Ida Portinari e Baptista Portinari, respectivamente irmã e pai do artista.

Descritores

Relações

Evento relacionado
Documento relacionado93

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para servir de retábulo à Capelinha da “Nonna”, Brodowski, SP. O imóvel foi desapropriado, juntamente com a obra, pelo Governo do Estado de São Paulo em julho de 1969 e transformado em Museu, em 1970

Técnica e Suporte

Técnica
têmperaTipo de Técnica
Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Obra com forma irregular na metade superior, centro, onde há uma janela redonda, medindo 51,5 cm de diâmetro; e nas laterais, onde há duas saliências medindo à esquerda, 121,5 x 39,5 x 44 cm e à direita, 122 x 39,5 x 41 cm. O sacrário de madeira que está aposto ao retábulo mede 43 x 32 x 12 cm, e uma prateleira de concreto em balanço que serve de altar está a 121,5 cm de altura do chão e mede 46 x 95 x 6 cm.

Autenticidade

Tombamento
Obra tombada sob o nº 00046 e o nº 00047.

Coleção

Coleção
Museu Casa de Portinari adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo em julho de 1969Coleção

Dimensões

Altura (cm)
274
Largura (cm)
240
Observações sobre dimensões
formato: irregular

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Inscrições, no canto superior esquerdo, “INRI” e, no canto superior direito, “J C M S”; no centro da margem superior, “CHRISTO”; na metade superior à esquerda, “SALVE” e, na metade superior à direita, “+ NOS +”

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