Informações Gerais
Título
Espantalho
Descrição
Composição nos tons terras, azuis, ocres, vermelho e branco. Textura lisa e espessa. Composição representando espantalho em paisagem árida, com céu em "degradé". No primeiro plano, à esquerda do centro, forma indefinida e volumosa jogada no chão; à direita, outra forma, esta mais sinuosa, também indefinida. No segundo plano, ao centro, espantalho de roupa clara e parte vermelha no peito. No terceiro plano, à direita, três estacas distribuídas simetricamente da esquerda para a direita, na diagonal, em perspectiva para o fundo. Chão em tom terra, plano, vendo-se algumas pequenas pedras próximas ao espantalho. Ao fundo, área clara sugerindo horizonte e início de céu em "degradé" de azul escurecendo para cima. Ao centro, sugestão de bando de pássaros voando.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Documento relacionado
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
União de Bancos Portugueses incorporada ao acervo do Governo Português com o encampamento do Banco Pinto de MagalhãesColeção
Coleções anteriores
Dimensões
Altura (cm)
31
Largura (cm)
40
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à direita "PORTINARI 1940"
Inscrição Outras
No verso, carimbo “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES AUTORIZO O EMBARQUE [assinatura ilegível]”. No chassi, carimbo “CASA MINERVA RUA 7 DE SETEMBRO [ilegível]”. No verso da moldura, etiquetas “MUSEU NACIONAL DE ARTE MODERNA Nº Inv. NO MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS Rua D. Manuel II Porto Autor PORTINARI Título ‘Espantalho’ Data de execução Técnica Óleo s/ tela Dimensões 31cm x 40cm Col. União de Bancos Portugueses”, “PERTENCE AO BANCO PINTO DE MAGALHÃES AUTOR: CANDIDO PORTINARI TÍTULO: ESPANTALHO CUSTO: CRUZEIROS 120.000,00 MEDIDAS: 031 x 040” e etiqueta da casa de molduras Artefact.