FCO-3779

Morro

[1933]

código

FCO-3779

Número CR

357

dimensões

114 x 146 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

tela
Originada a partir de5

Informações Gerais

Título
Morro
Descrição
Composição nos tons terras (predominantes), cinzas, azuis, verdes, rosas, ocres, branco e preto. Textura lisa. Representação de favela, vendo-se ao fundo, paisagem de cidade com arranha-céu, mar e montanhas. Em primeiro plano, à esquerda, parte de telhado visto de cima, em tonalidade cinza com pinceladas vermelhas e azuis texturizando as telhas. À direita, parte de fachada de um casebre, vendo-se no interior, à janela, uma negra recostada de frente no parapeito. Figura sombria, com traços fisionômicos indicados. À esquerda do casebre, uma palmeira. Em segundo plano, à esquerda, parte de casebre com cerca de mourões na diagonal, em perspectiva para o fundo e para a direita, vendo-se no interior um mamoeiro e pequena bananeira. Encostado na entrada do casebre, um negro em pé, 3/4 voltado para a direita. Tem rosto comprido, traços fisionômicos grosseiros, braço esquerdo esticado e apoiado na parede e o direito ao longo do corpo com a mão no bolso da calça. Usa chapéu de palha caído sobre a testa, camiseta listrada sem mangas, calças compridas ocre e tamancos vermelhos. À esquerda do centro, mulher descendo o morro, tendo à direita uma criança que segura na ponta do seu vestido verde. A mulher tem os cabelos presos, usa vestido decotado e sem mangas, colado ao corpo, realçando suas formas e está descalça. A criança usa macacão curto na cor rosa. À direita do centro, duas mulheres subindo o morro com latas d'água na cabeça; uma vestida de azul e a outra de rosa. Ambas têm os cabelos penteados em dois coques laterais, usam vestidos colantes ao corpo, com sombreados realçando as formas e estão descalças. Próximo a elas, à direita, uma criança também de costas, usando vestido branco. Em terceiro plano, continuação de cena na favela no morro mais íngreme, à direita, em terreno avermelhado, onde estão espalhados casebres esparsos, mais três mulheres carregando latas d'água na cabeça e duas crianças pequenas. No fundo, à esquerda, parte de arranha-céus junto ao mar azul, onde se vê um navio. Morros altos, em tons e semitons de verdes, azuis e terras, se sucedem contra o céu azul com nuances acinzentadas, onde se vê um avião voando para a direita.
Local de Produção
Observações gerais
Esta obra marca a fase em que Portinari registra com muito lirismo o cotidiano carioca. Em 1938, esta obra estava para ser destruída por Portinari, que não se sentia satisfeito com sua realização, quando o historiador de arte francês René Huyghe, em visita ao seu ateliê, manifestou sua opinião de crítico e fez o artista mudar de idéia [PR 1100].

Descritores

Relações

Evento relacionado44
Documento relacionado374

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Autenticidade

Tombamento
Obra tombada sob o nº 633.39.

Coleção

Coleção
Museum of Modern Art adquirida do artista, através de fundos doados por Abby Greene Rockefeller, em 1939Coleção

Dimensões

Altura (cm)
114
Largura (cm)
146

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada no canto inferior direito "C. PORTINARI RIO". Sem data
Inscrição Outras
No verso, etiquetas “THE MUSEUM OF MODERN ART DO NOT UNFRAME” e “THE MUSEUM OF MODERN ART ARTIST: PORTINARI, Candido TITLE: MORRO MUSEUM nº 633.39 DATE: 1933 THE MUSEUM OF MODERN ART, 11 WEST 55 STREET, NEW YORK, NY nº 633.39”.

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura