Projeto Guerra e Paz – Guerra e Paz, de Portinari – Cine Theatro Brasil Vallourec, Belo Horizonte

2013

Em outubro de 2013, o Projeto Portinari inaugurou a exposição 'Guerra e Paz, de Portinari' na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento também marcou a reabertura do icônico Cine Theatro Brasil, um cinema que deixou sua marca desde a década de 1930 e que permaneceu fechado ao público por 14 anos.

A mostra ocupou todos os espaços do Cine Theatro, oferecendo aos visitantes a oportunidade de apreciar não apenas os imponentes painéis Guerra e Paz, mas também mais de 60 estudos preparatórios e uma centena de documentos que revelam o processo criativo do renomado artista. Um andar inteiro foi dedicado à vida e à obra de Portinari, assim como à história do Projeto Portinari, apresentando uma cronologia e uma mesa interativa em touch screen com biografias de amigos e contemporâneos do artista.

A exposição em Belo Horizonte trouxe duas novidades: uma instalação de esculturas de Sérgio Campos - D’après Portinari, e uma exposição de bordados do grupo mineiro Matizes Dumont, inspirados nos estudos preparatórios de Guerra e Paz.

O Programa Educativo organizou visitas guiadas para grupos escolares, proporcionando oficinas e atividades que mobilizaram todos os participantes na criação de uma cultura de paz, por meio do conhecimento sobre a vida, a obra e o pensamento de Portinari. O programa acolheu mais de 11 mil crianças, jovens e adultos.

Ao longo de 40 dias, a exposição recebeu mais de 80 mil visitantes, consolidando-se como um sucesso de público e uma celebração da contribuição única de Candido Portinari para a arte e a cultura brasileiras.

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura