A exposição 'Guerra e Paz, de Portinari (estudos)' foi apresentada na Universidade de Fortaleza (Unifor) de 26 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013. Durante esse período, aproximadamente 50 estudos originais preparatórios para os painéis Guerra e Paz foram exibidos, acompanhados por documentos históricos, como cartas, recortes de jornais e fotografias que narravam detalhadamente a trajetória de criação das obras monumentais doadas pelo governo brasileiro à sede das Nações Unidas em Nova Iorque, em 1956.
A exposição também incluiu um conteúdo audiovisual emocionante, destacando o Carroussel Raisonné como peça central. Esse recurso ofereceu uma visão abrangente da diversidade e criatividade de Portinari, algo que o próprio pintor nunca teve a oportunidade de testemunhar. Utilizando uma tecnologia inovadora de projeção, o sistema apresentou a obra completa do pintor, composta por mais de cinco mil peças, organizadas cronologicamente, ao longo de nove horas de projeção ininterrupta.
O Programa Educativo complementou a experiência da exposição com atividades lúdicas, incluindo jogos, oficinas e contação de histórias. Essas iniciativas buscavam envolver as crianças na criação de uma cultura de paz, utilizando o conhecimento sobre a vida, obra e pensamento de Portinari como ferramenta inspiradora.