PR-9755.1

A agonia do monstro

[11-1963]

Informações Gerais

Código
PR-9755.1
Título
A agonia do monstro
Resumo
Trata da decadência observada na Bienal de S. Paulo, que classifica de "monstro", enumerando sintomas dessa decadência. Ressalta que, ao deixar de representar um panorama da arte viva atual, tornou-se uma exposição de arte oficial, que expõe arte de Bienal, feita para Bienal, ao gosto da Bienal. Tece considerações sobre o tamanho da mostra, que torna impraticável as visitas realmente proveitosas. Observa que, por falta de tradição artística, a Bienal acaba influenciando no que deve ser produzido. Comenta que o próprio Museu de Arte Moderna de São Paulo, que existia antes das Bienais, foi devorado por ela. Considera a boa intenção de Ciccilo Matarazzo, o "pai do monstro", mas afirma que, por entender pouco de arte, Ciccilo ficou sujeito a "mistificadores e bandidos da cultura". Classifica como "filhos do monstro" os artistas que só trabalham com vistas à Bienal, bem como os premiados que não deveriam tê-lo sido. Quanto aos países visitantes, julga que "a maior parte da arte que vem do exterior é lixo". Destaca, ainda, que a maioria do público visitante vai a turismo. Discorda das salas especiais e dá conselhos aos artistas que queiram agradar ao "monstro".
Idioma

Função / Papel

Organizador
SR PPE revistaPeriódico
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação
 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura