Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Garimpo
Descrição
Composição nos tons cinzas, ocres, terras, azuis, violeta, verdes e branco. Textura lisa com pinceladas aparentes. A cor foi usada para servir de roteiro na execução do mural, definindo, apenas, grandes áreas coloridas. As figuras estão apenas delineadas não havendo traços fisionômicos definidos. A composição representa várias figuras garimpando, dentro do rio. No primeiro plano, à esquerda, pá na vertical, enfiada no chão até a metade da lâmina; à direita, homem de perfil para a esquerda, com tronco inclinado para a frente; usa chapéu e segura com as mãos, bateia na horizontal, pernas dentro d'água, estando a esquerda, mais à frente que a direita. No segundo plano, à esquerda, homem de frente com chapéu, cabeça para baixo, segurando bateia com a mão esquerda; a mão direita está entreaberta, como se tivesse alguma coisa em sua palma. No terceiro plano, à direita, homem de perfil para a esquerda, de chapéu e segurando bateia com as mãos. Ao fundo, no centro, homem de frente, dentro do rio, com água até a cintura, áreas geométricas regulares. Abaixo do projeto de cor, que está colado em cartão, vê-se à esquerda, uma escala de cores numeradas.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado9
Documento relacionado7
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para a pintura mural “Garimpo” [FCO 1751]
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
225
Número DN
689
Coleção
Coleção
Coleções anteriores
Dimensões
Altura (cm)
70
Largura (cm)
50
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores
Inscrição Família
Montagem feita pelo artista sobre cartão. Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores localizada na metade inferior à esquerda. No verso do cartão, autenticação e no verso da moldura, inscrição “DN 689”, ambas de Maria Portinari.