Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Ferro
Descrição
Composição nos tons cinzas, terras, branco, amarelo, verdes e azuis. Textura lisa com pinceladas aparentes. A cor foi utilizada para servir de roteiro na execução da pintura mural, definindo apenas, grandes áreas coloridas. As figuras estão apenas delineadas não havendo nenhum traço fisionômico definido. A composição representa cena de fundição de ferro. No primeiro plano, à esquerda, homem de costas com o braço direito levantado segurando longa vara na mão. No segundo plano, à esquerda, homem de frente carregando um grande barra de ferro; à direita, homem de perfil para a esquerda com tronco inclinado para frente, como se fosse pegar no chão a barra de ferro que está entre suas pernas. Vê-se pá e chave de boca espalhadas no chão. Ao fundo, duas áreas sugerindo vãos de portas, com esboço de dois homens trabalhando. Abaixo do projeto de cor, que está colado em cartão, vê-se à esquerda, escala de cores numeradas e à direita, fotografia do desenho para transporte para a pintura mural Ferro - Ciclo Econômico
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado9
Documento relacionado8
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para a pintura mural “Ferro” [FCO 1757]
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
230
Número DN
695
Coleção
Coleção
Coleções anteriores
Dimensões
Altura (cm)
70
Largura (cm)
50
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores
Inscrição Família
Montagem feita pelo artista sobre cartão. Números distribuídos sobre a imagem correspondendo à numeração da escala de cores localizada na metade inferior à esquerda. Na metade inferior à direita, fotografia do desenho para transporte “Ferro” [FCO 5342]. No verso do cartão, autenticação e no verso da moldura, inscrição “DN 695”, ambas de Maria Portinari.