Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
São Francisco
Descrição
Composição em preto e branco. Predomínio de linhas de contorno. Estudo marcando no suporte a forma irregular que teria a fachada para o painel de azulejos e representando várias etapas da vida de São Francisco de Assis. Sob o primeiro arco, São Francisco 3/4 voltado para a direita, vestindo batina. Sob o segundo arco, outra representação do santo, ajoelhado de perfil para a esquerda com pássaro voando acima da sua cabeça. Sob o arco maior, à esquerda, um lobo, em pé, na diagonal da esquerda para a direita e da frente para trás; ao centro, esboço de figura, em pé, de frente, com braços abertos vestindo túnica com grande panejamento. Sob o quarto arco, outra representação do santo em pé, de perfil para a esquerda, com pássaros à sua frente.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado3
Documento relacionado4
Função
Função da Obra
EstudoTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Estudo para o painel de azulejos “São Francisco de Assis” [FCO 2474]
Técnica e Suporte
Técnica
grafiteTipo de Técnica
Suporte
papel vegetalTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte colado em papelão.
Autenticidade
Autenticidade
1250
Número DN
396
Dimensões
Altura (cm)
17
Largura (cm)
42
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada no canto inferior esquerdo "Portinari". Sem data
Inscrição Artista
Inscrição na metade superior à esquerda “1º estudo para os azulejos da Pampulha em Minas”
Inscrição Família
Na margem inferior, inscrição de Maria Portinari “Nº 269 Desenho de autoria de Candido Portinari, autenticado por Maria Victoria Portinari DN 396”.