Originada a partir de50
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
São Francisco de Assis
Descrição
Composição em azuis e branco. Linhas definindo contornos, sinuosas e áreas sombreadas. Cenas de várias etapas da vida de São Francisco de Assis. A composição acompanha a forma da fachada da igreja que é constituída por quatro arcos: dois à esquerda, pequenos, um maior, ao centro e à direita; e um do tamanho dos dois primeiros, à direita. Todo o fundo da composição está dividido por linhas nas diagonais formando quadrados que sugerem uma rede, sendo que sobre cada quadrado vê-se ou um pássaro ou um peixe. Ainda contra o fundo, linhas sinuosas atravessam toda a área da composição definindo os limites das áreas coloridas que compõem o fundo. As figuras e os animais se destacam por estarem definidos por linhas de contorno bem marcadas. No primeiro arco, São Francisco, em pé, de perfil para a direita. Tem os braços esticados à sua frente parece estar falando a pássaros escuros que estão esboçados à sua volta. Entre o primeiro e o segundo arco, figura ajoelhada de perfil para a esquerda com as mãos no chão. No arco maior, vê-se na diagonal da esquerda para a direita, de baixo para cima, três figuras. A primeira delas está de costas, 3/4 voltada para a direita como que correndo. Usa uma longa túnica esvoaçante, tem os braços esticados para os lados e as pernas bem afastadas sugerindo estar dando um grande passo. Mais para cima, outra figura, 3/4 voltada para a esquerda, usando longa túnica com cauda atrás, também de braços esticados para os lados e pernas ligeiramente afastadas. Mais para a direita e para cima, parte de uma construção, com cobertura plana sugerindo ser de telhas, com janela através da qual vê-se meio-busto de criança, 3/4 voltado para a esquerda, também com os braços abertos e esticados para cima. Ainda no arco maior, embaixo, ao centro, lobo deitado de perfil para a direita e com a cabeça para frente tendo à sua esquerda São Francisco, em pé, de perfil para a esquerda. O santo parece olhar na direção dos braços que estão dobrados sendo que o direito está para frente. No quarto arco, São Francisco sentado de perfil para a esquerda, com os braços dobrados e as mãos na direção de três aves que estão pousadas no chão, alinhadas lado a lado. Um pouco mais atrás, árvore com tronco largo e copa pequena.
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado10
Documento relacionado179
Função
Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para revestir a fachada posterior da Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, Belo Horizonte, MG, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer
Técnica e Suporte
Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
azulejosTipo de Técnica
Suporte
técnica e suporte combinadosTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Obra com forma irregular que acompanha o movimento da fachada posterior externa da Igreja, sendo a sua parte superior arrematada por quatro arcos.
Coleção
Coleção
Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha adquirida do artista sob encomenda feita por Oscar Niemeyer, em 1943Coleção
Dimensões
Altura (cm)
750
Largura (cm)
2120
Observações sobre dimensões
PAINEL
formato: irregular
15x15 (azulejos)
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura
Inscrição Artista
Datada na inscrição no canto inferior direito “C.PORTINARI COMPOZ E DETALHOV EXECVTADO NO ATELIER OSIRARTE DE SÃO PAVLO POR P.C.ROSSI OSIR M.ZANINI E.L.GERMEK MATERIAL E COZIMENTO DE I.R.F.MATARAZZO MCMXLIV”