Originada a partir de
Informações Gerais
Título
Puxada da Rede
Descrição
Composição nos tons ocres, terras, vermelho, azul, verde, branco, preto e cinza. Textura áspera, pinceladas marcadas. Representa pescadores sobre a areia tendo o mar ao fundo. Em primeiro plano, grupo de pescadores composto de dez figuras alinhadas em fila, duas a duas, no sentido diagonal da direita para a esquerda. Figuras vistas de perfil, voltadas para a esquerda, todas em posições semelhantes, no gesto típico de puxar a rede de pescador: joelhos flexionados, perna esquerda à frente, mãos sustentando e puxando a rede. Rostos de perfil, cabeças voltadas para cima. A figura na extrema direita é a única que tem chapéu sobre a cabeça. Vestem calças na altura dos joelhos, camisas sem mangas e têm os pés descalços. Ao fundo, vê-se o mar representado com ondas.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado12
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
Coleção DesconhecidaColeção
Dimensões
Altura (cm)
38
Largura (cm)
45.8
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à esquerda "PORTINARI 59"
Inscrição Exposição
No verso, etiqueta “Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – Parque Ibirapuera – C.P.22031– S. Paulo – Brasil. Título da Exposição. Portinari, pintor social – Autor: Portinari, Candido – Dados Biográficos: – Título da obra e data: A Puxada da Rede, 59 – Técnica: óleo/madeira – Dimensões 36,5 x 44,7 cm – Propriedade: MEM XAVIER DA SILVEIRA”.
Inscrição Outras
No verso da moldura, etiquetas da casa de molduras Artefact e “Fink, lote, desp., nº 4, Rio-Fink, lote cx, desp., nº 31, São Paulo”; inscrição “18”.