FCO-1739

PurgatórioExecutada para

[1944]

código

FCO-1739

Número CR

2051

dimensões

60 x 200 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

óleo

Suporte

madeira
Originada a partir de3
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
Purgatório
Descrição
Composição nos tons terras, ocres, vermelhos, azuis, branco, preto, verdes e cinzas. Textura lisa. Cena representando purgatório, vendo-se vários diabos, um anjo e diversas pessoas suplicando. A cena se passa num purgatório formado por espécie de platôs: alguns grandes, outros menores isolados separados por fossos. Sobre esses platôs, vêem-se à esquerda, vários homens e mulheres estirados no chão, alguns ajoelhados e outros de pé, todos com expressão de súplica e em atitudes de desespero. Entre as pessoas, vêem-se alguns diabos pequenos; ainda do mesmo lado da composição, anjo voando na direção de uma mulher de joelhos, de perfil para a direita, que olha na sua direção. À direita da composição, diabo sentado de perfil para a esquerda, representado por corpo humano vermelho, cabeça de animal com asas nas costas. Ele está com os braços esticados para frente e segura algo de forma cilíndrica com espinhos como se estivesse ameaçando as pessoas suplicantes que estão à sua frente. Próximo ao diabo, vêem-se quatro mulheres: uma em decúbito ventral, com o tronco para cima, uma outra ajoelhada, de costas, com os braços esticados para o alto e um pouco mais ao fundo, outra mulher de perfil para a esquerda ajoelhada, com as mãos apoiadas no chão com pequeno diabo sentado em sua garupa e mais uma mulher, em pé, de perfil para a direita, sugerindo estar caminhando e usando vestido branco. A cena se passa em ambiente fechado sugerindo um lugar subterrâneo.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado8
Documento relacionado55

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada como arremate do altar da Capela Mayrink, na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, encomendada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, responsável pela recuperação da Floresta da Tijuca, a pedido do então prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Sr. Henrique Dodsworth

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeiraTipo de Suporte

Autenticidade

Autenticidade
14

Coleção

Coleção
Museu Nacional de Belas Artes emprestadaColeção
Coleções anteriores
Capela Mayrink adquirida do artista sob encomenda, em 1943Coleção

Dimensões

Altura (cm)
60
Largura (cm)
200

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura