FCO-1747

Pulando CarniçaExecutada para

1951

código

FCO-1747

Número CR

2916

dimensões

690 x 1620 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

azulejos

Suporte

técnica e suporte combinados
Originada a partir de22

Informações Gerais

Título
Pulando Carniça
Descrição
Composição em azuis e branco. Linhas de contorno e áreas de cor. Composição representando meninos pulando carniça, motivo repetido por todo o painel de forma simétrica, contra fundo em quatro tons de azul e branco formando áreas coloridas irregulares sugerindo formas amebóides. Os meninos estão representados apenas por contornos e inseridos, cada um deles, em quatro azulejos. O menino que está pulando está de frente com os braços e pernas abertos em forma de cruz. Tem rosto redondo com cabelos lisos sobre a testa e traços fisionômicos indicados, sugerindo garoto oriental. Usa o que parece ser um quimono japonês com mangas compridas e calças largas abaixo dos joelhos. As mãos estão espalmadas e os pés para frente vendo-se as solas. Ele está pulando por sobre um outro menino, que está em pé, de perfil para a esquerda, com o tronco inclinado quase na horizontal. Tem braços esticados e mãos nos joelhos segurando o peso do tronco; pernas afastadas e pés descalços. Os meninos estão distribuídos sobre o painel na vertical, formando faixas imaginárias justapostas, lado a lado, a espaços regulares. Eles lateralmente não se coincidem uns com os outros, estão alternados, resultando desta distribuição, diagonais de meninos no ar e diagonais de meninos inclinados. As crianças estão todas contornadas de azul-escuro à exceção daqueles que se encontram em áreas escuras que, neste caso, estão contornados de branco.
Local de Produção

Descritores

Relações

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Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar uma das fachadas externas do ginásio de esportes do Conjunto Residencial do Pedregulho, no Rio de Janeiro, RJ, projeto do arquiteto Afonso Eduardo Reidy

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
azulejosTipo de Técnica
Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Obra com forma de arco na parte superior, medindo 405 cm de altura em cada extremidade.

Coleção

Coleção
Conjunto Residencial do Pedregulho adquirida do artista sob encomenda, em 1950Coleção
Observações sobre coleção
Esta obra foi encomendada ao artista em 1950, quando ele se encontrava em Paris. Carmen Portinho, então diretora do Departamento de Habitação Popular da Prefeitura do Rio de Janeiro, e seu marido, Afonso Eduardo Reidy, arquiteto e idealizador do projeto do conjunto, acharam que o artista deveria ser o autor do painel de azulejos que revestiria uma das paredes externas do ginásio de esportes. O casal enviou a Portinari as plantas do projeto e o tipo de azulejo que seria utilizado. O artista fez os estudos com a indicação das cores. O Conjunto Residencial do Pedregulho, hoje tombado pelo Patrimônio do Estado, foi o primeiro projeto racional de residências populares da América Latina. Ele é composto de seis módulos: três edifícios de apartamentos, escola, clube, piscina, ginásio de esportes, vestiário, ambulatório, lavanderia e mercadinho

Dimensões

Altura (cm)
690
Largura (cm)
1620
Observações sobre dimensões
PAINEL formato: irregular 15x15 (azulejos)

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura
Inscrição Artista
Datada na inscrição no canto inferior direito “COMPOSIÇÃO DE PORTINARI EXECUÇ. OSIRARTE-SÃO PAULO MATERIAL DE COZIMENTO DAS I.R.F. MATARAZZO 1951”

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