Informações Gerais
Título
Perfil de Maria
Descrição
Composição nos tons vermelho, verde, azul, terra, amarelo e preto. Linhas definindo o contorno e cores preenchendo as formas. Perfil de mulher tendo ao fundo linha do horizonte e sugestão de pequenas elevações. Busto da mulher do artista, de perfil para a esquerda. Cabelos castanhos parecem presos na nuca, representados apenas pela cor, sem traços, com exceção de alguns fios na fronte e pelo contorno da cabeça. Pincelada azul, tênue e aguada contornando cabeça, pescoço e parte das costas. Tem a orelha sugerida, assim como sobrancelhas e olho esquerdo. Pequenos traços pretos formando a sobrancelha, olho que parece estar fechado, com contorno preto preenchido de azul e amarelo. Nariz e queixo acentuadamente pontiagudos e lábios sugeridos com toque de amarelo. Pescoço fino e longo, nuca à mostra. Veste roupa vermelha, com decote em "V" contornado por trinta e três pontos azuis. No chão, à esquerda, três flores amarelas dispostas lado a lado, cada qual com quatro pétalas, centro azul, haste em tom terra e três folhas verdes ladeando a figura, listras horizontais em verde. No fundo, sugestão de elevações, à esquerda, e linha do horizonte.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Pessoa retratada
Maria PortinariPessoa
Técnica e Suporte
Tipo de Obra
DesenhoTipo de Obra
Técnica
aquarelaTipo de Técnica
nanquim bico-de-penaTipo de Técnica
Suporte
papelTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte colado em cartão.
Dimensões
Altura (cm)
22.5
Largura (cm)
19.5
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na margem superior à direita "C.PORTINARI 931"
Inscrição Exposição
No verso, etiqueta “MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES Rio de Janeiro Exposição: Portinari (dez anos de morte) Data Junho 1972 9B”.
Inscrição Outras
No verso, documento manuscrito protegido por vidro “Declaro que o quadro representando um perfil de mulher, aquarela, medindo 19cm x 22cm, de autoria de Candido Portinari, assinado e datado de 1931, me foi por êle presenteado e eu por minha vez o ofereci ao Dr. Alberto Barbosa de Magalhães, em sinal de amizade. Rio de Janeiro, 24 de out 1967 Dante Milano”; firma reconhecida.