Originada a partir de5
Informações Gerais
Título
Fiandeiras
Descrição
Composição nos tons amarelos (predominantes), azuis, laranjas, terras, ocres, violetas, verdes, preto e branco. Composição representando seis mulheres trabalhando nas várias etapas do processo de fiar, contra fundo em tons de amarelo, laranja, violeta, ocre e azul. Da direita para a esquerda vê-se parte de uma roca (instrumento que torce o fio); um pouco mais para trás, a primeira fiandeira, em pé, de perfil para a esquerda. Tem cabelos azuis presos e usa vestido violeta com manto verde. Seu braço esquerdo está para frente levemente flexionado e segura em sua palma manta de algodão (espécie de novelo); mais para a esquerda, vê-se a segunda fiandeira, de perfil para a esquerda. Tem os cabelos presos em coque e usa vestido azul. Suas pernas estão afastadas e ligeiramente flexionadas; com a mão direita segura balaio cheio de algodão em pluma que será transformado em manta. Seu braço direito está esticado e sua mão segura nas costas de uma criança sentada no colo de uma mulher que está à direita do centro da composição, em pé, de frente. Ela tem os cabelos presos e usa vestido vinho. A criança está sentada sobre seu braço esquerdo e usa vestido verde. No centro da área da composição, vê-se a terceira fiandeira, esta, sentada, 3/4 voltada para a direita. Usa vestido azul e segura uma carda (instrumento de desembaraçar fios) com manta já transformada em mecha. À esquerda do centro da composição, um pouco mais para trás, vê-se a quarta fiandeira sentada, de perfil para a esquerda e ligeiramente voltada para trás. Tem cabelos presos e usa vestido em tom ocre com decote nas costas. Seus braços estão esticados e segura nas mãos uma carda. Mais para a esquerda, vê-se a quinta fiandeira sentada de frente com cabelos presos e usando vestido verde. Tem os braços dobrados para a direita e segura nas mãos um tubo, longo, com maçaroca (fio grosso sem torção), na ponta. À sua frente, uma roca com maçaroca. Mais para a esquerda, vê-se a sexta fiandeira, de pé, de perfil para a direita com tronco inclinado para baixo. Tem pele esverdeada, usa vestido em tom violeta e tem os braços caídos. Suas pernas estão afastadas sendo que a direita está flexionada e para trás. Todas as figuras têm traços fisionômicos indicados, braços e pernas muito alongados e está descalça. O fundo é geometrizado em áreas regulares coloridas.
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado5
Função
Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar uma praça em Cataguases, MG, projeto do arquiteto Francisco Bolonha
Técnica e Suporte
Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
cerâmica de grés esmaltadaTipo de Técnica
Suporte
técnica e suporte combinadosTipo de Suporte
Coleção
Coleção
Coleções anteriores
Companhia Industrial de Cataguases adquirida do artista sob encomenda feita pelos funcionários da fábrica para homenagear seu fundador, José Inácio Peixoto, que a criara em 1936Coleção
Dimensões
Altura (cm)
346
Largura (cm)
1500
Observações sobre dimensões
PAINEL
15x30 (cer?mica)
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na margem inferior à direita "PORTINARI 56"
Inscrição Artista
Inscrição na margem inferior à direita “A. BRAGA”
Inscrição Outras
Inscrições em granito “PROJETO DE FRANCISCO BOLONHA ESCULTURA DE BRUNO GIORGI MURAL DE CANDIDO PORTINARI E AMERICO BRAGA”. Abaixo da efigie de José Inácio Peixoto “A JOSÉ INÁCIO PEIXOTO SEUS AMIGOS E ADMIRADORES”. “ESTE MONUMENTO FOI ERIGIDO POR INICIATIVA DOS OPERARIOS DA COMPANHIA INDUSTRIAL DE CATAGUASES”.