Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Garimpo
Descrição
Composição nos tons verdes, azuis, cinzas, terras, laranjas, ocres, rosas e branco. Textura lisa, espessa em algumas áreas, pinceladas marcadas. Composição representando cena de garimpagem com três homens trabalhando, ocupando a área central da composição, contra fundo composto por áreas geometrizadas superpostas em tons verdes, azuis, cinzas e ocres. O homem que está à frente, está de pé, de perfil para a esquerda, com o corpo voltado para baixo e segurando entre as mãos uma enorme bateia. A figura usa chapéu, tem a pele em tons de rosa carnadura, usa roupa de mangas curtas em tons verdes-acinzentados, marcada por formas quadrangulares alaranjadas, principalmente nas pernas. Está com a perna esquerda flexionada e mais adiantada do que a direita e com os pés imersos nas águas do rio. Atrás dele, mais dois garimpeiros de pé, de frente, dos quais só se pode ver a parte superior de seus corpos. O da esquerda parece ser um velho, tem os traços fisionômicos sugeridos, barba e cabelos brancos. Está com o braço direito flexionado e para frente, com a mão em concha voltada para cima, como se contivesse alguma coisa no seu interior. Com o braço esquerdo, apoia a bateia de encontro ao seu corpo. Sua roupa é indicada por áreas geometrizadas em tons verdes e laranjas. O da direita está ligeiramente voltado para a esquerda, sua cabeça é sugerida em tons rosas claros e escuros, está com a mão direita sobre ela e a esquerda apoiando a bateia de encontro ao seu ombro. O fundo é composto por áreas geometrizadas em tons verdes, azuis, acinzentados e ocres, que se sobrepõem e se mesclam, sugerindo as águas do rio.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado5
Documento relacionado4
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Garimpo em Minas Gerais” [FCO 2559]
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
Banco SafraColeção
Dimensões
Altura (cm)
35
Largura (cm)
26
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Família
No verso, inscrição de Maria Portinari “Estudo para um painel no edifício do ‘O Cruzeiro’, pintado a óleo por meu marido Candido Portinari Rio de Janeiro Brasil 25/4/72. Maria Victoria Portinari”.