Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Garimpo
Descrição
Composição nos tons verdes, azuis, cinzas, terras, laranjas, ocres, rosas e branco. Textura lisa, espessa em algumas áreas, pinceladas marcadas. Composição representando cena de garimpagem com três homens trabalhando, ocupando a área central da composição, contra fundo composto por áreas geometrizadas superpostas em tons verdes, azuis, cinzas e ocres. O homem que está à frente, está de pé, de perfil para a esquerda, com o corpo voltado para baixo e segurando entre as mãos uma enorme bateia. A figura usa chapéu, tem a pele em tons de rosa carnadura, usa roupa de mangas curtas em tons verdes-acinzentados, marcada por formas quadrangulares alaranjadas, principalmente nas pernas. Está com a perna esquerda flexionada e mais adiantada do que a direita e com os pés imersos nas águas do rio. Atrás dele, mais dois garimpeiros de pé, de frente, dos quais só se pode ver a parte superior de seus corpos. O da esquerda parece ser um velho, tem os traços fisionômicos sugeridos, barba e cabelos brancos. Está com o braço direito flexionado e para frente, com a mão em concha voltada para cima, como se contivesse alguma coisa no seu interior. Com o braço esquerdo, apoia a bateia de encontro ao seu corpo. Sua roupa é indicada por áreas geometrizadas em tons verdes e laranjas. O da direita está ligeiramente voltado para a esquerda, sua cabeça é sugerida em tons rosas claros e escuros, está com a mão direita sobre ela e a esquerda apoiando a bateia de encontro ao seu ombro. O fundo é composto por áreas geometrizadas em tons verdes, azuis, acinzentados e ocres, que se sobrepõem e se mesclam, sugerindo as águas do rio.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Garimpo em Minas Gerais” [FCO 2559]
Técnica e Suporte
Coleção
Coleção
Banco SafraColeção
Dimensões
Altura (cm)
35
Largura (cm)
26
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Família
No verso, inscrição de Maria Portinari “Estudo para um painel no edifício do ‘O Cruzeiro’, pintado a óleo por meu marido Candido Portinari Rio de Janeiro Brasil 25/4/72. Maria Victoria Portinari”.
Relações
Documento relacionado4
Evento relacionado5