FCO-3798

PazExecutada para

1956

código

FCO-3798

Número CR

3720

dimensões

1400 x 953 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

óleo

Suporte

madeira compensada
Originada a partir de46
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
Paz
Descrição
Composição nos tons ocres (predominantes), azuis, cinzas, terras, laranjas, amarelos, rosas, branco e preto. Textura lisa e espessa com pinceladas marcadas. Cenas de jogos infantis e de trabalho se sucedem em planos geometrizados que interligam os figurantes em toda a área da composição. No terço superior, cena numa plantação, vendo-se da esquerda para a direita: menino em pé, de costas, 3/4 voltado para a direita, vestido de branco, com os braços abertos em direção ao menino se balançando ao seu lado. A criança está sentada sobre tábua suspensa por cordas, tem a cabeça levantada e as pernas esticadas em posição de estar dando impulso para frente. Veste blusa sem mangas azul e calças laranja, arregaçadas até os joelhos. Homem de frente, curvado sobre a plantação e usando chapéu de abas; menino se balançando de frente, com as pernas para o ar, tendo ao lado figura de mulher curvada fazendo a colheita, vestida de azul e usando chapéu de aba. No centro, dois batedores de arroz, frente a frente à mesa de troncos, com os braços para trás da cabeça segurando feixe de arroz, tendo à esquerda dois cavalos lado a lado, o maior de frente e o pequeno, voltado para a direita. No canto direito, espantalho vestido de branco, com braços e pernas esvoaçantes, ladeado por duas figuras curvadas colhendo arroz e menina se balançando de perfil para a direita, também usando blusa azul e calças laranja. No terço central distinguem-se vários grupos. À esquerda, roda formada por mulheres de mãos dadas com rostos azulados, algumas com cabelos esvoaçantes e outras usando coque ou rabo de cavalo, todas vestidas em tons de azul geometrizado com exceção da figura à direita da roda, de perfil, com vestido laranja. Abaixo da roda, à esquerda, grupo de meninas de frente, com diferentes características étnicas, formando um coro. À esquerda, grupo de trabalhadores do campo, alguns mulatos e negros carregando crianças no colo. No centro, duas cabrinhas de lado, brincando frente a frente, apoiadas nas patas traseiras e com as dianteiras cruzadas no ar; imediatamente abaixo, uma gangorra na diagonal da esquerda para a direita e de baixo para cima com duas crianças sentadas nas extremidades. No terço inferior, à esquerda, duas mulheres frente a frente pulando amarelinha: uma 3/4 voltada para a direita, tem os cabelos penteados em rabo de cavalo, braço esquerdo erguido e perna direita flexionada para trás, como se estivesse pulando num pé só. Usa vestido azul e está descalça. A outra, de costas, 3/4 voltada para a esquerda, tem cabelos louros, longos e caídos nas costas e está na mesma posição da figura à sua frente. Usa vestido laranja e também está descalça. Próximo à dupla, dois meninos plantando bananeira: um de cabeça para baixo, apoiado nas mãos e outro com as pernas para o ar, apoiado na mão esquerda e as pernas juntas iniciando o salto. Pouco abaixo, dois meninos pulando carniça: um curvado, de perfil para a esquerda, louro, com os cabelos representados por pinceladas espessas e vestido de azul; o outro menino está sobre ele, de frente, com os braços e as pernas afastadas, em pleno salto, vestido de branco. No centro, o Bumba-Meu-Boi: homem em pé, com os braços erguidos, usando vestimenta de cavalo, voltado para a esquerda e com a cabeça torcida para o alto e para trás. A vestimenta é geometrizada em tons amarelos, laranjas, ocres e cinzas. À direita, pequeno menino sentado de frente, com uma arapuca no colo; menino de costas, de cabeça para baixo e dando uma cambalhota; tem cabelos escuros representados por pinceladas espessas e veste blusa azulada e calças esverdeadas. Acima dessa dupla, cavalo branco, de frente, com a cabeça curvada para a direita e a pata esquerda levantada, sobre o qual está montado um casal, ele com chapéu de cangaceiro e ela vestida de noiva. Junto ao limite lateral, figura pouco definida vestida de azulão e carregando um carneiro às costas; homem andando de frente, usando chapéu com abas levantadas e carregando na garupa um menino com chapéu de cone na cabeça. Áreas geometrizadas em tons ocres e cinzas formam o fundo e se integram nos diferentes grupos, onde o geometrizado diminui de proporção integrando as figuras no todo da composição.
Local de Produção

Descritores

Temas15

Relações

Evento relacionado17
Documento relacionado883

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar a sede da Organização das Nações Unidas / ONU, Nova York, EUA

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeira compensadaTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte de madeira compensada de cedro naval contraplacada à prova d’água, preparado no Iate Clube do Rio de Janeiro. O painel foi pintado em 14 módulos independentes de 2200 x 5000 cm cada um, exceto no que diz respeito aos da margem superior, que têm forma irregular na margem superior acompanhando a inclinação da parede para a qual o painel foi projetado.

Coleção

Coleção
United Nations presente do Governo Brasileiro em 1956, que a adquiriu do artista sob encomenda, em 1952Coleção

Dimensões

Altura (cm)
1400
Largura (cm)
953
Observações sobre dimensões
formato: irregular precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto inferior esquerdo "PORTINARI RIO 1952-1956"

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura