É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Espantalho
Descrição
Composição nos tons azuis, rosa, cinza, terra, branco e vermelho. Textura lisa. Composição representando um espantalho em meio a paisagem de campo, com céu noturno e com as constelações do Cruzeiro do Sul, as Três Marias e lua cheia. O espantalho está à direita do centro, montado em tronco fino de uma árvore com galhos cortados. O espantalho usa roupa esvoaçante e tem a cabeça em forma de cone, o que lhe dá aspecto de fantasma; tem as pernas e braços indicados pela roupa que é em tecido branco, com remendos vermelhos rosados. O chão é indicado por faixa em tom rosa acinzentado, onde aparecem inúmeros pedregulhos a volta do espantalho. O céu é em tons azuis, mais claros próximo à linha do horizonte, vendo-se pássaros em volta do espantalho. O céu é cortado por três linhas quase paralelas, semi-curvas, que saem do canto superior esquerdo da composição e atravessam o suporte, sugerindo três fios elétricos.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Documento relacionado
Função
Função da Obra
IlustraçãoTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Ilustração para o programa do espetáculo teatral "Joujoux e balangandans", encenado no Teatro Copacabana Palace, Rio de Janeiro, RJ
Técnica e Suporte
Dimensões
Altura (cm)
26.4
Largura (cm)
18.8
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto inferior direito "Portinari 1941"
Inscrição Artista
Inscrição na metade inferior à esquerda “JOUJOUX E BALANGANDANS DE 1941”
Inscrição Outras
No verso da moldura, etiqueta “Marlupe autor Candido Portinari, Titulo Espantalho Tipo des. gua. Tamanho 27 x 19 Ano da obra 1941 data 25/4/72”.