Informações Gerais
Título
Uma Noite de Natal
Descrição
Composição em tons não identificados. Linhas de contorno. Cena representando homens e mulheres em local que sugere uma taberna. As figuras estão sentadas em bancos que sugerem arquibancadas, elas têm traços fisionômicos representados e as mulheres têm cabelos longos. No primeiro plano, uma mesa baixa retangular, com garrafa e dois copos em cima. No segundo plano, mais para a direita, homem sentado de frente, com mulher em seu colo, segurando-a no braço direito e na mão esquerda segura uma espécie de folheto. Ele tem rosto comprido, cabelos longos, e usa touca afunilada em cima, blusa com decote em "V" e botas. A mulher está deitada com a cabeça para a esquerda e pés para a direita, apoiados no chão. Usa vestido curto e com decote que deixa à mostra os seios. À direita, mulher sentada ao lado do homem, segurando o braço esquerdo dele com a mão esquerda, corpo ligeiramente para a esquerda e rosto de perfil para a esquerda. Usa vestido que sugere ser longo, com decote que deixa os seios à mostra. Na segunda fileira, à esquerda, homem gordo, vestindo túnica com corda amarrada na cintura e touca na cabeça, segurando copo na mão direita. À esquerda, mulher de frente, olhando para a mulher da frente, usando vestido com decote em "U". À esquerda, quase atrás do segundo homem, mulher sentada de perfil para a direita, sem traços fisionômicos representados. No fundo, à direita, janela oval.
Local de Produção
Prêmio
Esta é uma das três primeiras ilustrações do artista que foram publicadas. Ver também as obras “A Fuga para o Egito” [FCO 2312] e “Presépio” [FCO 2452]
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado3
Função
Função da Obra
IlustraçãoTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Ilustração para o artigo “De como François de Montcorbier, Dito Villon...”, de Edmundo Lys, publicado na revista “Bazar”. Esta é uma das três primeiras ilustrações do artista que foram publicadas. Ver também as obras “A Fuga para o Egito” [FCO 2312] e “Presépio” [FCO 2452].
Técnica e Suporte
Tipo de Obra
DesenhoTipo de Obra
Técnica
técnica não identificadaTipo de Técnica
Suporte
suporte não identificadoTipo de Suporte
Coleção
Coleção
Coleção DesconhecidaColeção
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à direita "C. PORTINARI 931"
Demais Informações
Status
Não localizadaStatus de Obra