É parte de
Contém207
Informações Gerais
Nome
Palácio Gustavo Capanema (Ciclos Econômicos)
Histórico
O conjunto de obras dos Ciclos Econômicos do Brasil, que decora a sala de audiências do Palácio Gustavo Capanema é composto por doze pinturas murais a afresco, representando os ciclos do Pau-Brasil, Cana, Gado, Garimpo, Fumo, Algodão, Erva-Mate, Café, Cacau, Ferro, Borracha e Carnaúba.
Os temas foram decididos, conforme relata Afonso Arinos de Mello Franco
“Acho que o Capanema, na parte que nos interessava da ação dele, a parte cultural, tinha autonomia, porque o Getúlio não dava importância à cultura. Getúlio considerava a cultura como uma forma de adquirir prestígio junto a uma camada importante, que era a camada dos intelectuais.” (DE42, p. 25)
Eu tinha dado um curso em Montevidéu, na Universidade do Uruguai, sobre história e tinha escolhido o tema da história econômica. Pela primeira vez tentei expor a evolução econômica do Brasil em termos de ciclos econômicos. ... Então o Capanema, que tinha se interessado por esse curso, me disse ’Você vai dar ao Portinari os assuntos para os painéis que ele vai fazer”. Dai vem o fato de eu ter sugerido a ele os assuntos dos painéis, os temas.” (p. 4, p. 8)
“Era fácil sentir que o Palácio da Cultura era a representação daquela geração plástica, literária, artística, que se exprimia através daquela casa. Aquela casa era um desafio. Todo mundo queria derrubá-la, achavam-na feia e então, o Vinícius escreveu aquele poema lindo sobre a casa, não lembra?...” (p.16)
Local original (texto)
Obras executadas para decorar o Ministério da Educação e Saúde (Palácio Gustavo Capanema), Rio de Janeiro - RJ
Observações
Doze pinturas murais a afresco.
Ver também OC 3 (geral), OC 5 (auditório), OC 6 (quatro elementos) e OC 7 (azulejos).
Descritores (citados/retratados)
Mencionada em199