Entre as mais de 5.000 obras realizadas por Candido Portinari que se encontram disponíveis neste portal, quatro foram selecionadas para fazer parte destas “Sugestões para o Professor". Elas apresentam 3 temas diferentes: natureza-morta, paisagem e figura humana e foram realizadas nas décadas de 30, 40 e 50. Este conteúdo foi elaborado para professores que trabalham com alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental.
TEMA: NATUREZA MORTA
Observações:
1. O nome "natureza-morta" é dado a uma pintura ou desenho de um grupo de objetos inanimados, tais como, frutas, animais abatidos (comumente usados no preparo de pratos de culinária: peixes,aves, crustáceos em geral), objetos usados dentro de casa (vasos, bules, pratos, copos, etc.).
2. Pedir que os alunos nomeiem os diferentes objetos usados por Portinari na "Natureza-Morta". Em seguida, pedir que eles digam qual é a matéria-prima utilizada na fabricação dos objetos (a madeira da mesa; o vidro das garrafas; o tecido da toalha). Observar com os alunos que o artista consegue transmitir para o observador exatamente qual o material com que foram feitos os objetos, mas ele não usa nada além da tinta e do pincel. Como ele consegue passar esta idéia para o expectador?
3. O artista usa diferentes "planos" para mostrar que os objetos não estão todos enfileirados, numa mesma linha. O que se encontra em "primeiro plano "? E no "plano de fundo"?
Sugestões:
1. Pedir que os alunos, usando os objetos que se encontram na sala de aula, montem uma natureza-morta e em seguida a interpretem usando os materiais ao seu dispor (tintas, papel, tela,etc.)
2. Fazer com os alunos uma tabela das cores, classificando-as em "frias"e "quentes". Discutir com eles como a cor pode ser um elemento descritivo dentro do quadro; como pode simbolizar uma emoção, a relação que elas podem ter entre os objetos do quadro.
TEMA: PAISAGEM
Observações:
1. Pedir que os alunos nomeiem todos os animais que aparecem nesta paisagem. Observar com eles as diferentes cores e o tratamento que o artista dá para diferenciar os animais que têm pelos, dos que têm penas.
2. Observar com os alunos as cores que o artista usou para representar as árvores e a vegetação rasteira. Pedir que eles descrevam os diversos tons de verde, de ocre, de marrom, de vermelho, usando diferentes adjetivos.
3. Perguntar aos alunos qual a relação entre o título e a obra.
Sugestões:
1. "Quadro Vivo"- Pedir que os alunos posem como os animais e vegetação que estão no quadro, usando expressão corporal aliada à criatividade de cada um para formarem uma representação da obra do artista.
2. Novas interpretações do quadro - Solicitar que os alunos, usando os materiais disponíveis em sala (tinta, papel, recortes, tela, etc), desenhem novas "Florestas", aproveitando alguns animais e plantas e colocando novos elementos em suas criações.
3. Dramatizando o quadro - Que diálogos poderiam ser criados entre os animais ? Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que criem, primeiro por escrito, e, em seguida dramatizando na frente da sala, "diálogos impossíveis".
TEMA: FIGURA HUMANA
Observações:
1. Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra. O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna? O que sugere a figura da menina na obra? Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?
2.Pedir que os alunos descrevam os tons de azul que o artista usou para representar o céu. Há outras cores diferentes de azul no céu?
3. Observar a aposição da assinatura no quadro. Em que data ele foi pintado? Com que finalidade o artista assina o quadro?
Sugestões:
1. Dividir a turma em pares. Explicar que eles irão brincar de "pintor e modelo". Pedir que escolham qual o personagem que querem desempenhar e em seguida peça que os que decidiram ser os modelos coloquem-se em pose e os que decidiram ser os pintores, peguem seus materiais, observem bem seus modelos e comecem a desenhar ou pintar, de acordo com a sua própria interpretação. Marcar o tempo que achar necessário para a atividade e quando o tempo estiver esgotado, pedir que os "pintores" venham em frente da turma para apresentarem os seus trabalhos. Estimular os alunos a descrever e comentar os trabalhos em geral.
2. Mostrar o quadro , pedir que observem a figura da menina e em seguida escrevam uma ou duas frases sobre o que viram. Estabelecer um tempo para concluirem a atividade e apresentarem oralmente o que escreveram.
3. Dividir a turma em grupos. Pedir que cada grupo escreva em um pedaço de papel o maior número de adjetivos que eles poderão usar para descrever a menina. Chamar um aluno de cada grupo para, na frente da turma, ler os adjetivos que encontraram.
TEMA: FIGURA HUMANA
Observações:
1. Quantos personagens aparecem no quadro? O que sugere a cena? Que instrumentos eles estão tocando?
2. Observar com os alunos que cores foram usadas. Quais as cores quentes e quais as frias? O quadro tem predominância de cores quentes ou frias? As cores sugerem uma transparência sobre as figuras?
3. Observar com os alunos o contraste entre os rostos dos músicos e as figuras geométricas que o artista usou. Quantas figuras geométricas podem identificar? Quais são elas?
Sugestões:
1. "Quadro Vivo" - pedir que os alunos posem como cada um dos personagens do quadro, tocando um instrumento, e em seguida emitam o som do instrumento que estão "tocando".
2. Pedir aos alunos que selecionem uma cor e as nuances desta mesma cor em sua caixa de lápis de cor. Com as tonalidades escolhidas, pedir que criem desenhos a partir de figuras geométricas. Comentar com os alunos os resultados dos trabalhos criados.
3. Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo relacione em um pedaço de papel o maior número possível de instrumentos musicais que conhecem. Determinar um tempo para a conclusão da atividade e em seguida pedir que cada grupo apresente oralmente os instrumentos que conseguiram relacionar