Análise de Obras de Portinari em Sala de Aula

Entre as mais de 5.000 obras realizadas por Candido Portinari que se encontram disponíveis neste portal, quatro foram selecionadas para fazer parte destas “Sugestões para o Professor". Elas apresentam 3 temas diferentes: natureza-morta, paisagem e figura humana e foram realizadas nas décadas de 30, 40 e 50. Este conteúdo foi elaborado para professores que trabalham com alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental.

TEMA: NATUREZA MORTA

Observações:

1. O nome "natureza-morta" é dado a uma pintura ou desenho de um grupo de objetos inanimados, tais como, frutas, animais abatidos (comumente usados no preparo de pratos de culinária: peixes,aves, crustáceos em geral), objetos usados dentro de casa (vasos, bules, pratos, copos, etc.).

2. Pedir que os alunos nomeiem os diferentes objetos usados por Portinari na "Natureza-Morta". Em seguida, pedir que eles digam qual é a matéria-prima utilizada na fabricação dos objetos (a madeira da mesa; o vidro das garrafas; o tecido da toalha). Observar com os alunos que o artista consegue transmitir para o observador exatamente qual o material com que foram feitos os objetos, mas ele não usa nada além da tinta e do pincel. Como ele consegue passar esta idéia para o expectador?

3. O artista usa diferentes "planos" para mostrar que os objetos não estão todos enfileirados, numa mesma linha. O que se encontra em "primeiro plano "? E no "plano de fundo"?

Sugestões:

1. Pedir que os alunos, usando os objetos que se encontram na sala de aula, montem uma natureza-morta e em seguida a interpretem usando os materiais ao seu dispor (tintas, papel, tela,etc.)

2. Fazer com os alunos uma tabela das cores, classificando-as em "frias"e "quentes". Discutir com eles como a cor pode ser um elemento descritivo dentro do quadro; como pode simbolizar uma emoção, a relação que elas podem ter entre os objetos do quadro.

TEMA: PAISAGEM

Observações:

1. Pedir que os alunos nomeiem todos os animais que aparecem nesta paisagem. Observar com eles as diferentes cores e o tratamento que o artista dá para diferenciar os animais que têm pelos, dos que têm penas.

2. Observar com os alunos as cores que o artista usou para representar as árvores e a vegetação rasteira. Pedir que eles descrevam os diversos tons de verde, de ocre, de marrom, de vermelho, usando diferentes adjetivos.

3. Perguntar aos alunos qual a relação entre o título e a obra.

Sugestões:

1. "Quadro Vivo"- Pedir que os alunos posem como os animais e vegetação que estão no quadro, usando expressão corporal aliada à criatividade de cada um para formarem uma representação da obra do artista.

2. Novas interpretações do quadro - Solicitar que os alunos, usando os materiais disponíveis em sala (tinta, papel, recortes, tela, etc), desenhem novas "Florestas", aproveitando alguns animais e plantas e colocando novos elementos em suas criações.

3. Dramatizando o quadro - Que diálogos poderiam ser criados entre os animais ? Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que criem, primeiro por escrito, e, em seguida dramatizando na frente da sala, "diálogos impossíveis".

TEMA: FIGURA HUMANA

Observações:

1. Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra. O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna? O que sugere a figura da menina na obra? Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?

2.Pedir que os alunos descrevam os tons de azul que o artista usou para representar o céu. Há outras cores diferentes de azul no céu?

3. Observar a aposição da assinatura no quadro. Em que data ele foi pintado? Com que finalidade o artista assina o quadro?

Sugestões:

1. Dividir a turma em pares. Explicar que eles irão brincar de "pintor e modelo". Pedir que escolham qual o personagem que querem desempenhar e em seguida peça que os que decidiram ser os modelos coloquem-se em pose e os que decidiram ser os pintores, peguem seus materiais, observem bem seus modelos e comecem a desenhar ou pintar, de acordo com a sua própria interpretação. Marcar o tempo que achar necessário para a atividade e quando o tempo estiver esgotado, pedir que os "pintores" venham em frente da turma para apresentarem os seus trabalhos. Estimular os alunos a descrever e comentar os trabalhos em geral.

2. Mostrar o quadro , pedir que observem a figura da menina e em seguida escrevam uma ou duas frases sobre o que viram. Estabelecer um tempo para concluirem a atividade e apresentarem oralmente o que escreveram.

3. Dividir a turma em grupos. Pedir que cada grupo escreva em um pedaço de papel o maior número de adjetivos que eles poderão usar para descrever a menina. Chamar um aluno de cada grupo para, na frente da turma, ler os adjetivos que encontraram.

TEMA: FIGURA HUMANA

Observações:

1. Quantos personagens aparecem no quadro? O que sugere a cena? Que instrumentos eles estão tocando?

2. Observar com os alunos que cores foram usadas. Quais as cores quentes e quais as frias? O quadro tem predominância de cores quentes ou frias? As cores sugerem uma transparência sobre as figuras?

3. Observar com os alunos o contraste entre os rostos dos músicos e as figuras geométricas que o artista usou. Quantas figuras geométricas podem identificar? Quais são elas?

Sugestões:

1. "Quadro Vivo" - pedir que os alunos posem como cada um dos personagens do quadro, tocando um instrumento, e em seguida emitam o som do instrumento que estão "tocando".

2. Pedir aos alunos que selecionem uma cor e as nuances desta mesma cor em sua caixa de lápis de cor. Com as tonalidades escolhidas, pedir que criem desenhos a partir de figuras geométricas. Comentar com os alunos os resultados dos trabalhos criados.

3. Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo relacione em um pedaço de papel o maior número possível de instrumentos musicais que conhecem. Determinar um tempo para a conclusão da atividade e em seguida pedir que cada grupo apresente oralmente os instrumentos que conseguiram relacionar

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura