Os fios condutores deste projeto – a pintura de Candido Portinari e o meio ambiente – permitem desenvolver neste Caderno do Professor conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Artes, de forma interdisciplinar. Permeando o trabalho com essas disciplinas, princípios de Ética estão presentes nas atividades já que a preocupação com as relações harmoniosas entre todos os seres é o objetivo maior de nossa proposta. Unindo Ética e Estética, a Consciência e a Prática Ambiental caminham de mãos dadas com a Arte neste caderno.
Essas atividades integradas visam a estimular e desenvolver as seguintes capacidades e habilidades, essenciais na relação do Homem com o mundo: observação; análise; síntese; interpretação; senso crítico; expressão oral, escrita (literária e não literária) e gestual; comunicação; cooperação; senso estético; criatividade.
A estrutura do Caderno
1. Cronobiografia de Candido Portinari, para que professores e alunos conheçam melhor a vida e a obra desse grande artista, ao mesmo tempo tão brasileiro e tão universal.
2. “A Carta da Terra”, reforçando os princípios de paz, de construção, de cui- dado, de inclusão, que o Projeto Portinari pretende difundir.
3. Cinco módulos, que abordam questões importantes ligadas ao meio am- biente, a partir dos seguintes temas centrais: a relação dos seres humanos com o espaço em que vivem; a água; os recursos minerais; as florestas e a fauna; o equilíbrio entre os seres humanos.
Cada módulo divide-se em duas partes:
1a. Reflexões e leituras de quadros de Candido Portinari – a serem orientadas pelos professores. Este material foi trabalhado pessoal- mente pelas arte-educadoras à época da passagem do caminhão. Agora vocês podem retornar a ele sempre que necessário.
2a. Atividades integradas – a serem realizadas pelos estudantes: leitura de textos para reflexão, troca de ideias, debates; criação pelos alunos de seus próprios textos; diálogo entre várias manifestações de linguagem; ações de preservação ambiental; contação de histórias; dramatizações; invenções; brincadeiras; visitas; pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, entre outras.
4. Anexos – sugestões de atividades complementares; informações sobre téc- nicas, estilos e movimentos artísticos; dados sobre algumas técnicas usadas por Candido Portinari.
5. Notas e bibliografia.