As atividades deste Caderno destinam-se aos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, aos alunos do Ensino Médio e aos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa abrangência não constitui problema, do ponto de vista pedagógico, na medida em que as propostas de atividades possibilitam ao professor efetuar as adaptações que se façam necessárias – flexibilizando, reduzindo, simplificando, desenvolvendo, aprofundando cada uma delas –, de acordo com o contexto de ensino-aprendizagem.
As propostas têm como objetivo mais amplo estimular a solidariedade e a harmonia na escola e na família, contribuindo para promover uma cultura de paz na sociedade. É exatamente nesse sentido que se enfatiza a execução em grupo das atividades (estímulo à cooperação e à liderança positiva), bem como a participação integrada, em algumas propostas, dos diversos atores da comunidade escolar: diretores, alunos, professores, orientadores educacionais e familiares.
Os objetivos específicos consistem na ampliação do universo cultural dos alunos e no desenvolvimento das seguintes capacidades: atenção, observação, concentração, organização, disciplina, compreensão, interpretação, expressão e comunicação verbal e não verbal, relacionamento de fatos e ideias, análise, síntese, senso crítico, argumentação, pensamento criativo, colaboração, avaliação e autoavaliação, flexibilidade.
Os três grandes eixos temáticos que norteiam todo o conjunto das atividades são a guerra, a paz e a arte de Portinari. Deixando claro que, coerentemente com os painéis do artista, abordamos “guerra” e “paz” de forma simbólica, como situações e contextos associados a esses conceitos. Assim, paz é harmonia, fraternidade, justiça, tolerância, respeito, preservação, alegria; guerra é conflito, desunião, injustiça, intolerância, agressão, destruição, sofrimento.
As atividades propostas – pesquisa, leitura, entrevista, visita, análise de filmes, produção de textos, confecção de trabalhos de artes plásticas, criação de coreografia, dramatização, produção musical, entre outras –, já diversificadas em função do próprio caráter interdisciplinar e da abrangência do público- alvo, variam, também, quanto a ferramentas e recursos didáticos utilizados.
Concluindo, a obra de Portinari – em especial os painéis Guerra e Paz – inspirou a concepção deste Caderno, cujas propostas de atividades abrem espaços de comunicação, construção, comunhão, respeito e liberdade – fundamentos de uma Cultura de Paz.