A convite da Fundação Bienal de São Paulo, o Projeto Portinari participou da 26ª Bienal, que celebrava os 450 anos da cidade de São Paulo. No centenário de nascimento de Portinari, a Sala Especial Candido Portinari proporcionou uma imersão no universo do pintor, resultante de 25 anos de dedicação ao levantamento, pesquisa, catalogação e divulgação da obra, vida e época do artista.
Nesse contexto, o Projeto Portinari lançou o Catálogo Raisonné – Candido Portinari, o primeiro com essas características em toda a América Latina, com o patrocínio da Petrobras. Os conteúdos foram apresentados de forma interativa, com show multimídia e estações de consulta à base de dados do Projeto. Mais de cinco mil obras do artista foram projetadas, cronologicamente, em um Carrossel Raisonné. Filmes de época e uma seleção de depoimentos de contemporâneos do artista estiveram disponíveis ao público com alta tecnologia. Uma grande mesa vitrine apresentou objetos pessoais do pintor e documentos históricos, como correspondências, periódicos e fotografias de época, que contam a história de Portinari e um pouco da História do Brasil.
A mostra foi acompanhada por uma trilha musical especialmente inspirada na obra do pintor, composta pelo músico Norberto Macedo.