Organizada pelo Projeto Portinari, a exposição 'Portinari Arte e Meio Ambiente' foi realizada entre 15 de janeiro a 1° de março de 2015, no Museu do Ambiente, no Jardim Botânico.
A exposição, composta por 23 réplicas impressas em alta resolução, que reproduziam com alta fidelidade cromática e geométrica os originais, tinham também as molduras seguindo o padrão utilizado pelo autor.
Divididas em cinco módulos, as obras tinham o tema do meio ambiente como fio condutor: 1. O ser humano e sua relação com o espaço em que vive; 2. Água: fonte de vida; 3. O uso dos recursos minerais; 4. A preservação das florestas e dos animais; 5. O equilíbrio entre os seres humanos.
A mostra ofereceu visitas mediadas e oficinas de arte para crianças e jovens, tendo como inspiração o artista que desejava, com sua obra, “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, da fraternidade e do espírito comunitário”.
Durante o período da exposição, o Programa Educativo do Museu apresentou a história 'Meu açude doce e barrento', adaptada da obra de Rachel de Queiroz e ilustrada com obras de Portinari.
No mesmo ano, a exposição esteve no Teatro Municipal de São Carlos, promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), entre 15 de setembro e 23 de outubro. Veja mais na matéria do IFSC.