A exposição Portinari: entre Traços e Palavras (2024) reuniu 28 gravuras originais do artista, revelando a conexão entre a literatura brasileira e as influências nordestinas no trabalho de um dos maiores artistas plásticos brasileiro.
O público pode apreciar retratos, cartões de Natal e ilustrações marcantes para obras literárias de Machado de Assis e José Lins do Rego, entre outros. Além das obras de arte, a exposição explorou as relações pessoais de Portinari com importantes figuras literárias do Nordeste, como Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Graciliano Ramos, através de registros e documentos que revelam a profundidade desse contato.
Patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo Federal, a exposição contou com entrada gratuita e classificação livre. Foi realizada na CAIXA Cultural Fortaleza entre 21 de maio e 28 de julho e na CAIXA Cultural Salvador entre 13 de agosto e 20 de outubro. Recebeu mais de 10 mil visitantes e cerca de 70 atividades de arte-educação por exposição em parceria com instituições de ensino e associações culturais.
Saiba mais sobre nos textos de divulgação da exposição e nos itens do acervo abaixo inseridos: