Informações Gerais
Código
PR-7774.1
Título
Portinari of Brazil
Resumo
Assinala que Portinari foi introduzido nos Estados Unidos pela exposição individual realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York, intitulada, "com pretenciosa simplicidade", Portinari of Brazil. Recorda a participação de Portinari na mostra de latino-americanos, no Riverside Museum. Observa que a maioria dos norte-americanos ficou chocado não só com o fato dos sul-americanos pintarem, mas de o fazerem bem. Situa Portinari como o primeiro embaixador nas novas relações culturais com a América do Sul. Fornece alguns dados biográficos do pintor. Observa sua intenção em pintar a vida de seu povo, como Daumier, Goya e Orozco. Divide as obras apresentadas no MoMA e no Riverside em três categorias. Sobre a primeira - retratos - ressalta que só o retrato de Mário de Andrade apresenta solidez de realização. Da segunda - pintura mural - diz ser a mais importante faceta do talento de Portinari, tecendo considerações quanto à intenção ("os mexicanos expressavam aspirações revolucionárias, mas Portinari produzia decorações murais para um governo semi-fascista"). Anota que o pintor expressa a vida de seu povo com símbolos esotéricos. Comenta a obra "Burial" ("Enterro"). Observa influências da escola de Paris mas observa também sua personalidade própria. Em seus desenhos e monotipias, vê reminiscências dos expressionistas alemães, George Grosz e Otto Dix e uma lírica ternura que o leva a Picasso, mas com um estilo eclético. Diz que Portinari tem a virtude de não ser um propagandista, ressaltando que a realidade que ele retrata emerge como um sonho. Questiona se a propaganda estaria implícita. Mas assinala que, realística ou surrealisticamente, Portinari pode vir a ser Portinari of Brazil.
Área geográfica
Idioma
inglêsIdioma
Função / Papel
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Descritores (citados/retratados)
Evento2
Obras5
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Coluna
Exhibition - New York