Deu origem a
Originada a partir de
É parte de (Obra-Conjunto)
Informações Gerais
Título
Mulher Chorando
Descrição
Composição nos tons azuis, preto, terras, verdes, lilases, ocres e rosas. Textura lisa e pinceladas marcadas. Meio-corpo de mulher de frente, com os cabelos compridos cobrindo-lhe o rosto e cabeça apoiada nas mãos, ocupando a quase totalidade da área do suporte. A figura parece estar sentada, curvada, com os cotovelos apoiados nas pernas; tem os braços na frente do corpo e as mãos juntas com dedos cruzados apoiando a testa, em posição de oração. Cabelos pretos, lisos e compridos cobrem o rosto deixando entrever o nariz e a boca. Veste blusa em tons de azul vendo-se parte da saia listrada de azul e preto. Ombros largos, braços e mãos representados com deformidade anatômica acentuam a expressividade da figura, assim como os tons fortes que contrastam com o fundo geometrizado em tons pastéis de azuis, verdes, lilases e ocres.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado13
Documento relacionado19
Função
Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Guerra” [FCO 3799]
Técnica e Suporte
Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeira compensadaTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte em madeira compensada de cedro naval contraplacada à prova d’água.
Autenticidade
Autenticidade
697
Dimensões
Altura (cm)
161
Largura (cm)
111
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinatura estampada no canto inferior direito "PORTINARI *". Sem data
Inscrição Família
No verso, inscrições de Maria Portinari “‘Mulher Chorando’ do mural ‘guerra’ pintado por Candido Portinari em 1957, para seu amigo embaixador Jayme de Barros. Maria Victoria Portinari” e “111 x 161, 114 x 165 [riscada]”.
Inscrição Exposição
No verso, etiqueta “MAISON DE LA PENSÉE FRANÇAISE 2, RUE DE L’ÉLYSÉE PARIS – VIII e 8-FEMME SE TENANT LA TETE”; carimbo circular “PARIS – EXPOSITIONS – DOUANES”.
Inscrição Outras
No verso da moldura, inscrições “Portinary 1 mold nº 8B c/ Bizol de 9cm” e “160 x 111”; carimbo de casa de molduras localizada na Rua Aníbal Benévolo 338 – Rio de Janeiro.