FCO-2476

O Batismo de JesusExecutada para

[1945]

código

FCO-2476

Número CR

2379

dimensões

969 x 180 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

azulejos

Suporte

técnica e suporte combinados
Originada a partir de 9
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
O Batismo de Jesus
Descrição
Composição em azuis e branco. Linhas de contorno e sombreados. Composição representando vários grupos de anjos, de pessoas e cena de batismo de Jesus distribuídos ao longo do painel de azulejos que tem forma sinuosa. Nos espaços entre os grupos vêem-se pássaros de asas abertas voando. Arrematando toda a parte de baixo do painel, representação de água podendo ser a borda de um rio com peixes nadando de perfil para a direita. À esquerda, grupo de anjos em pé de frente, todos de asas abertas. O que está mais à frente tem a cabeça voltada para a direita e sugere estar segurando um pergaminho na mão esquerda. Abaixo do grupo, representação de água com pequenos peixes de perfil para a direita. Contra fundo, pássaros de asas abertas de perfil para a direita. Um pouco mais para a direita, rapaz de frente usando apenas um pano na cintura e com os braços para cima e dobrados. À sua esquerda, pastor já idoso, de frente com a cabeça de perfil para a direita, usando longa túnica e segurando um longo cajado na vertical. À sua esquerda, quatro carneiros deitados lado a lado de perfil para a direita. Mais para a direita, anjo, sozinho, como se estivesse caminhando no ar, de perfil para a direita com asas abertas e para trás. Ele usa longa túnica ampla estampada com pequenos pontinhos e está descalço. Seu rosto está apenas contornado e tem os braços esticados para frente onde carrega espécie de toalha. Suas pernas estão afastadas vendo-se a esquerda bem mais adiantada que a direita. À sua volta, vários pássaros voando para a esquerda, à exceção de um, de perfil para a direita. Mais para a direita, figura isolada, de perfil para a direita, com o tronco inclinado para frente, usando túnica transparente. Tem a perna esquerda esticada e a direita mais adiantada e apoiada numa pedra. Mais para a direita, grupo de anjos em pé, de frente, sugerindo um coral. Há dois na frente que usam longas túnicas e estão com as asas abertas. O da esquerda tem os braços esticados para baixo e as mãos juntas na frente. O da direita tem a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda e tem os braços esticados para baixo e para a direita. Do resto do grupo vêem-se apenas as cabeças com traços fisionômicos indicados. Mais para a direita, cena do batismo de Jesus. À esquerda, Jesus de frente, em pé dentro das águas transparentes do Rio Jordão que lhe cobre as pernas até os joelhos. Usa apenas um pano à volta da cintura. Seu rosto tem traços fisionômicos esboçados e seus braços estão cruzados na altura do peito. Acima de sua cabeça vê-se pomba de frente, com asas abertas, representando o Espírito Santo, cercada por traços que sugerem resplendor. À direita, figura de São João Batista também com as pernas dentro das águas transparentes do Rio Jordão. Ele está com o braço direito esticado com mão sobre a cabeça de Jesus e esquerdo dobrado segurando uma pequena tigela. Seu corpo está envolvido por panejamento com parte caída sobre seu braço direito. Na extremidade direita do painel, grupo que sugere estar observando o batismo. À frente de todos vê-se pastor ajoelhado de costas, 3/4 voltado para a esquerda, segurando com a mão direita cajado na vertical. Um pouco mais atrás, seis figuras, uma delas de perfil para a esquerda com mãos próximas ao rosto e uma de costas ligeiramente voltada para a direita, com os braços para cima encobertos por pano como se estivesse tirando a roupa. Do resto do grupo vê-se apenas parte das cabeças voltadas para frente.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado
Documento relacionado 14

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para revestir o confessionário e o batistério da Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, Belo Horizonte, MG, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
azulejosTipo de Técnica
Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
A forma curvilínea da obra acompanha o movimento do confessionário e do batistério, localizados no nartex da igreja, à esquerda.

Coleção

Coleção
Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha adquirida do artista sob encomenda feita por Oscar Niemeyer, em 1943Coleção

Dimensões

Altura (cm)
180
Largura (cm)
969
Observações sobre dimensões
PAINEL formato: irregular 14.7x7.3 (azulejos)

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Inscrição no canto inferior direito “COMPOSIÇÃO DE C.PORTINARI EXECUÇÃO DA OSIRARTE SÃO PAULO”

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura