Informações Gerais
Título
Retrato de Antônio Grellet
Descrição
Composição nos tons terras, ocres, rosas, azuis, preto e branco. Textura lisa. Retrato de busto de homem ocupando a quase totalidade da área do suporte, contra fundo liso em tons de terra. O retratado está de frente ligeiramente voltado para a esquerda, tem rosto retangular, cabelos escuros divididos ao meio, penteados para os lados, com pequeno "bico-de-viúva" no centro da testa, que é muito larga; sobrancelhas apenas sugeridas, olhos amendoados voltados para a esquerda, nariz curto, lábios bem definidos, fechados e queixo reto. Usa terno em tom terra com colete com dois botões pretos, camisa branca com pinceladas azuis sugerindo sombreado e gravata marrom-avermelhada, com lista azul na diagonal, com sugestão de pérola espetada. O retratado tem os ombros estreitos sendo que o direito está cortado pela margem lateral do suporte. Luz incidindo pelo centro da composição criando área de sombra sobre a face direita do retratado.
Local de Produção
Prêmio
"Esta obra foi premiada com a Pequena Medalha de Prata da XXXI Exposição Geral de Belas Artes da Escola Nacional de Belas Artes / ENBA em 1924, conferida ao conjunto das obras expostas."
Autoria
Candido PortinariPessoa
Observações Históricas
Este retrato foi executado por Portinari em reconhecimento à ajuda que recebera de Grellet. Conta-se que o artista “... paupérrimo, ao precisar viajar para o Rio de Janeiro e matricular-se na Escola de Belas Artes, estava sem roupas com que se apresentar na então capital da República. Seu físico, por sorte, se identificava com o do fraternal professor. Antônio Grellet, para solucionar o embaraço da indumentária, assunto vital, tirara do corpo a melhor fatiota, doando-a, franciscanamente, ao jovem Candinho. No Rio de Janeiro, tendo na memória a imagem do mestre-escola e na carcaça o terno, transferiu à tela Antônio Grellet” [PR 9222]. Em 1940, encontrava-se Grellet desempregado além de surdo, em conseqüência do quinino do qual abusara para combater um acesso gripal quando Antônio Machado Sant’Anna, o novo proprietário do jornal “A Tarde”, de Ribeirão Preto, SP, resolveu contratá-lo, “numa atitude cristã”. Em 1946, Grellet, em reconhecimento ao seu mecenas, presenteou Sant’Anna com seu retrato feito por Portinari.
Descritores
Pessoa retratada
Antônio GrelletPessoa
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado5
Técnica e Suporte
Dimensões
Altura (cm)
58
Largura (cm)
39
Assinatura e Anotações
Inscrição Artista
Assinada e datada na dedicatória no canto inferior direito “Ao amigo e prof. A. Grellet. off. CPortinari Brodowski 924”