Informações Gerais
Título
Chácara em Jacarepaguá
Descrição
Composição nos tons verdes, terras, ocres, azuis, rosas e branco. Textura lisa, espessa em algumas áreas. Composição representando muro com grande portão ao centro, morros ao fundo, contra céu azul. No centro da área da composição, entrada de alvenaria pintada de rosa, arrematada por arco recoberto por telhas e portão de madeira com treliça, pintado de verde. De cada lado da entrada há uma trepadeira de onde brotam flores rosas e brancas. A mureta onde está inserida a entrada é baixa, pintada em tons ocres e arrematada por telhas. No primeiro plano, à frente da mureta, vegetação baixa sugerindo relva. Ao fundo dois morros: o da esquerda é em tom terra e parece ser sem vegetação enquanto que o da direita é verde. Céu com sugestão de nuvens.
Local de Produção
Autoria
Candido PortinariPessoa
Observações Históricas
A composição representa o portão de entrada de chácara localizada na Estrada dos Três Rios 1801, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro [AFRH 772]. Esta propriedade pertenceu a José Mariano Filho, irmão do poeta Olegário Mariano, que foi amigo de Portinari no início de sua carreira. O artista ia lá, com freqüência, almoçar aos domingos.
Descritores
Temas
Relações
Documento relacionado
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
125
Coleção
Coleções anteriores
Dimensões
Altura (cm)
60
Largura (cm)
70
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade superior à direita "C. PORTINARI 32"
Inscrição Artista
Inscrição no chassi “CHACARA EM JACAREPAGUÁ”
Inscrição Outras
No chassi, inscrição “Coleção Cláudio Mariano”. No verso da moldura, inscrição “Urgente 430 fazer ouro antigo centro bege rosado”.