Informações Gerais
Título
Escravos
Descrição
Composição nos tons preto, cinza e branco. Linhas de contorno e sombreado. À volta do suporte, margem pintada de guache branca indicando arremate do futuro baixo-relevo. Salpicado em aguada sugere efeito de pedra. Composição representando grupo de homens e mulheres em diversas atividades ocupando toda a área do suporte. À esquerda e na frente, homem de pé, quase de perfil para a direita e segurando enxada; um pouco mais para a direita e mais ao fundo, mulher de frente, carregando cesto na cabeça; ao centro e na frente, homem de perfil para a esquerda, inclinado; mais atrás, homem de frente, carregando o que seria uma pedra de forma circular sobre o ombro direito; à direita do centro, outro trabalhador, segurando longa vara e à direita, um último trabalhador, de perfil para a esquerda. Os homens sugerem estar nus e não têm traços fisionômicos definidos. Áreas de claro-escuro atravessam a composição.
Autoria
Candido PortinariPessoa
Descritores
Temas
Relações
Evento relacionado
Documento relacionado4
Função
Função da Obra
EstudoTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Estudo para baixo-relevo; não executado
Técnica e Suporte
Autenticidade
Autenticidade
1318
Coleção
Observações sobre coleção
Obra encomendada por Raymundo Ottoni de Castro Maya para monumento ao major Archer que deveria ser erigido na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, que estava sendo recuperada na ocasião por Castro Maya
Dimensões
Altura (cm)
12
Largura (cm)
21
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinatura estampada no canto inferior direito "PORTINARI*". Sem data
Inscrição Artista
Inscrições, na metade inferior do cartão, no qual a obra está colada “4m x 2m” e “‘ESCRAVOS’ BAIXO-RELEVO A SER ERIGIDO NAS FLORESTAS DA TIJUCA EM MEMORIA DO SEU PRIMEIRO ADMINISTRADOR MAJOR MANOEL GOMES ARCHER”