DE-33.1

Depoimento de José Paulo Moreira da Fonseca

[1983]
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Informações Gerais

Código
DE-33.1
Título
Depoimento de José Paulo Moreira da Fonseca
Resumo
O nascimento em 1922, ano da Semana de Arte Moderna; o interesse pela pintura desde pequeno; o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; abandono da advocacia e a dedicação integral à pintura; a denúncia na arte de Portinari; conhece Portinari em 1946 através de Ribeiro da Costa; a tristeza de Portinari no fim da vida; o livro de Rockwell Kent "Portinari his life and art"; a amizade com Portinari; o pudor de mostrar seus quadros à Portinari; os livros de poesia de Moreira da Fonseca, editados; organização e limpeza no ateliê de Portinari; a clareza com que Portinari retratava o Brasil em seus quadros; histórias de Portinari; com a morte do pai e da mãe, José Paulo retorna ao cristianismo; o cristianismo de Portinari expresso na sua obra; Portinari se liga ao Partido Comunista/PC na tentativa de servir ao povo; a função humanista e social do artista; o desprezo pelos modismos em relação à arte; a falta de preparo de alguns críticos; a intimidade entre o pintor e a tela; o prazer de observar Portinari pintando; comparando Portinari e Goya; Portinari se aproveita do apoio do Estado Novo para denunciar a miséria do Brasil; a diferença entre Portinari e Di Cavalcanti; Segall; Pancetti; exposição no México; a vocação de Portinari para o muralismo; a influência dos pintores italianos na pintura de Portinari; Ucello; Piero della Francesca; o apoio jurídico a Portinari na ocasião do contrato com a ONU; Portinari ilustra seu livro "Raízes"; a correspondência com Portinari; as poesias de Portinari; o painel "Tiradentes"; Portinari fundador do estilo brasileiro de pintura; a importância da família na vida de Portinari; o poema escrito no dia do enterro de Portinari; a lucidez na arte de Portinari; Carlos Drummond de Andrade; o relacionamento de Portinari com seu filho João Candido; rivalidade entre os artistas do Rio e de São Paulo; a solidão de Portinari depois da separação de Maria; a "Coluna Prestes"; "O Descobrimento do Brasil"; o ecletismo na arte de Portinari; Carlos Scliar; a dificuldade em adquirir livros de arte no Brasil na época da guerra; os encontros com Albert Camus; os colegas de turma na PUC-Rio.
Idioma

Função / Papel

Responsável
Maria Christina Guido entrev.Pessoa
Mary Marques Porto transcr.Pessoa
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 2 fitas rolo Cópia: 2 CDs Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada em 4 de outubro de 1983.

Descritores (citados/retratados)

Pessoa 43
Evento 2
Obras 12

Relações

Documento relacionado 3

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
2
Numero de cópias
2
Duração
2h
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito

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