Informações Gerais
Código
DE-8.1
Título
Depoimento de Lúcio Costa
Resumo
Primeira impressão de Portinari; lembranças da Escola Nacional de Belas Artes/ENBA; Ismael Nery; início da relação com Portinari; a exposição no Palace Hotel; Portinari "modiglianesco"; nomeação de Lúcio Costa para a direção da ENBA; promoção das artes no começo do governo Getúlio; Manuel Bandeira; fracasso comercial da exposição de Portinari; aquisição de "Retrato de Maria"; retrato permanece com Portinari; o Salão de 31; contato com artistas paulistas; convite a Warchavchik para professor da ENBA; grupo paulista adere ao Salão da ENBA; a organização do Salão da ENBA; Celso Antônio; renovação das estruturas da ENBA; a influência de Viena na organização do Salão; a comissão organizadora; período difícil para Portinari; construções de "casinhas" em Copacabana; "Retrato de Maria Gallo"; "Retrato de Odete Monteiro"; Lúcio Costa não deixa retratar seus próprios familiares; o adiamento da inauguração do Salão; critério de seleção dos trabalhos para o Salão da ENBA; eliminação do prêmio de viagem; Pavilhão do Brasil na Feira de Nova York (1939); as esculturas de Celso Antônio; os painéis de Portinari; a construção do edifício do Ministério da Educação e Cultura/MEC; o empenho de Capanema nessa construção; consultas a Mário de Andrade; estudos para murais de azulejos; escolha de temas; os painéis "Coro" e "Escola de Canto"; a importância da incorporação da azulejaria na moderna arquitetura brasileira; a contribuição de Le Corbusier; Portinari desenha motivos para azulejos; Rossi executa o trabalho; Portinari como artista oficial; artistas do Salão da ENBA; auto-crítica ao trabalho desenvolvido na direção da ENBA; início e término da Universidade do Distrito Federal/UDF; o ensaio "Razões da Nova Arquitetura"; Carlos Leão; a falta de vocação de Lúcio Costa para o magistério; aulas de Portinari; o projeto de um museu para Batatais; a amizade com Portinari; as impressões de Lúcio Costa sobre a morte de Portinari; casa de Carmem Saavedra; Baptista da Costa; o mural "Divina Pastora" dos Saavedras; integração entre o arquiteto e o muralista; a admiração por Portinari; o painel "Primeira Missa" do Banco Boavista; a imagem de Prestes no painel "Tiradentes"; a lentidão do processo de modernização da ENBA; primeiro contato com a arquitetura brasileira autêntica em 1922.
Área geográfica
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 1 fita rolo
Cópia: 1 CD
Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada em 22 de dezembro de 1982.
Descritores (citados/retratados)
Pessoa51
Evento2
Organização11
Obras18
Informações do Depoimento
Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
1
Numero de cópias
2
Duração
1h 05min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
✓
Transcrito
✓