Informações Gerais
Código
DE-35.1
Título
Depoimento de Héris Guimarães
Resumo
A vocação artística; os pais; o casamento; a entrada na Universidade do Distrito Federal/UDF; a experiência como aluna na Escola Nacional de Belas Artes/ENBA; Diana Barbéri; o concurso para a UDF; a prova de pintura; o professor Portinari; a didática de Portinari; a feitura do material; as receitas de Portinari para telas; o domínio da técnica exigido por Portinari; a base adquirida na experiência com Portinari; o sucesso posterior como professora da ENBA; a elaboração da têmpera a mel; a aplicação nas aulas; Portinari e os matizes do preto; a admiração de Portinari pela pintura renascentista da escola alemã; Portinari e o ensino das cores; a liberdade na arrumação do material de trabalho; Portinari e a utilização do branco; a dedicação de Portinari aos seus alunos; o "manequinho" de Portinari; a ênfase dada por Portinari à valorização; o volume; os planos; a particularização das explicações de Portinari; a diferença de poder aquisitivo entre os alunos da UDF e o seu ecletismo; a exposição dos alunos de Portinari no Palace Hotel; a honestidade para com os alunos, aprendida com Portinari; a técnica na execução de paisagens; a versatilidade dos materiais; os pincéis; Portinari e o domínio da técnica realista como base essencial para qualquer derivação; o incentivo de Portinari à experimentação; a humildade aprendida com Portinari; a técnica de pintar o nu; o aprendizado das texturas com Portinari; o trabalho desenvolvido na universidade; o realismo; a construção; a deformação; o expressionismo de Portinari; comparação entre Di Cavalcanti e Portinari; a participação dos alunos na execução dos murais do Ministério da Educação e Cultura/MEC; o ambiente na UDF; as dificuldades econômicas pessoais; a identidade de pobrezas entre os povos mexicano e brasileiro; afinidade de Portinari com Orozco; influências e imitações na arte; a proposta e funcionamento prático da UDF; o fechamento da UDF; a surpresa dos alunos; o currículo; o corpo docente; Cecília Meireles; o atelier de Portinari na UDF; Guignard; os planos de Anísio Teixeira de fazer uma grande universidade nos moldes internacionais; lembrança da UDF; o painel de Portinari para Prudente de Moraes; a harmonia reinante no departamento de pintura; a proposta da UDF acima das causas pessoais; a disciplina e a ordem no atelier de Portinari; as mudanças dentro da obra de Portinari; o retorno ao tema da infância na obra de Portinari; a gratidão a Portinari.
Área geográfica
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Organizador
Depoente
Héris GuimarãesPessoa
Responsável
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 3 fitas rolo
Cópia: 3 CDs
Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada em 14 de outubro de 1983.
Descritores (citados/retratados)
Pessoa61
Organização
Universidade do Distrito FederalOrganização
Escola Nacional de Belas ArtesOrganização
Obras8
Informações do Depoimento
Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
3
Numero de cópias
3
Duração
2h 45min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
✓
Transcrito
✓