Informações Gerais
Código
DE-18.1
Título
Depoimento de Francisco MIgnone
Resumo
A vinda de São Paulo para o Rio; o conhecimento com Portinari; a obsessão de Portinari por pintura; as discussões entre Mário de Andrade e Portinari; a reação de Portinari às críticas; Ballet Russe; o cenário e figurinos do balé Iara; as críticas de Portinari aos pintores; as reuniões em casa de Portinari; o isolamento voluntário de Portinari no final da vida; o domínio do desenho e a técnica de Portinari; Portinari faz versos nos últimos anos; a dificuldade de convencer Portinari a fazer cenário; Vania Psota; a insensibilidade musical de Portinari; Villa-Lobos; Manuel Bandeira; o balé inspirado no "Espantalho"; Tatiana Leskova; Santa Rosa; a dificuldade de Mignone em escrever música popular; "Valsas de Esquina"; viagem à Europa; as cartas de Mário de Andrade; a briga entre Mário e Oswald de Andrade; o elogio ao artesão e artista Portinari; a Semana de Arte Moderna; edita o livro "A Parte do Anjo"; a pintura intimista de Portinari; comparação entre músicos e artistas plásticos; a ópera "Sargento de Milícias"; a notícia da morte de Mário de Andrade; a ópera "O Café"; a tournée artística em Berlim na época do nazismo; "Maracatu do Chico Rei".
Área geográfica
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Organizador
Depoente
Francisco MignonePessoa
Responsável
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 1 fita rolo
Cópia: 1 CD
Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada em 8 de abril de 1983.
Descritores (citados/retratados)
Pessoa23
Organização
Museu de Arte Moderna do Rio de JaneiroOrganização
Museu Casa de PortinariOrganização
Universidade do Distrito FederalOrganização
Teatro Municipal do Rio de JaneiroOrganização
Documento
Obras6
Informações do Depoimento
Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
1
Numero de cópias
2
Duração
1h 05min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
✓
Transcrito
✓